Atleta da natação do Sport é convocada para disputa do Mundial na Grécia

Pedro Catonho

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou, nesta quinta-feira (2), que a nadadora Clarissa Rodrigues, atleta do Sport Club do Recife, foi convocada para integrar a delegação da Seleção Brasileira que disputará o Multinations Youth Swimming Meet, o Mundial sub-14, entre os dias 30 de março e 1º de abril. A competição será disputada na Grécia.
 
Com os títulos do Campeonato Brasileiro e Escolares Sul-Americanos em 2011, a convocação da jovem rubro-negra não surpreendeu ao técnico de Clarissa, o cubano Raul Fuentes. Na Europa, a jovem, que completará 13 anos em 2012, disputará as provas de 100 e 200 metros borboleta. É possível que Clarissa também participe do revezamento 4x50m.
 
A leonina treina desde dia 10 de janeiro especificamente para a competição mundial. Com pouco tempo de férias, já que Clarissa venceu o Norte/Nordeste no final de dezembro, a nadadora mantém a dedicação nas atividades realizadas na sede do Sport.
 
“Ela está fazendo todo o treinamento bem, sem reclamar. Está bem preparada. Agora vamos intensificar a parte física. Se ela foi campeã na Colômbia (Sul-Americano), que tinha altitude (2640 metros na cidade de Bogotá), com 12 anos, dois a menos que a idade base (14), a parte física não deve ser problema, pois na altitude cansa mais”, analisou Raul.
 
Mesmo com a idade abaixo da média da competição (14 anos), Clarissa tem boas chances de voltar ao Brasil com uma medalha.
 
“Nas competições que ela venceu no ano passado, tinha essa questão da idade também. Com 12 anos, ela vencia meninas de 14. Mas o Multinations é uma competição muito forte. Temos a Austrália, Rússia e outros países europeus que têm muita tradição na natação. Porém, estaremos bem preparados”, encerrou Raul Fuentes, que corre contra o tempo para garantir seu visto para a viagem rumo à Grécia. O treinador viajará para Portugal nos próximos dias em busca da solução deste problema.
 
Além de Raul, o técnico Fernando Martinez ajuda na preparação da rubro-negra visando o Mundial. Clarissa deve viajar para a Europa no dia 28 de março.