Sport vence a primeira pelo Pernambucano 2012

NE10

O Sport desencantou e venceu a sua primeira partida no Pernambucano Coca-Cola 2012. Em uma partida com altos e baixos, o Rubro-negro fez 2 x 1 com gols de Marcelinho Paraíba e Jheimy e garantiu os 3 pontos. Com o resultado, foi aos 5 pontos e está na sexta colocação do Estadual. O detalhe é que o jogo foi realizado no estádio dos Aflitos, do rival Náutico, devido às más condições do gramado da Ilha do Retiro, que ainda não está totalmente pronto após reforma.

A equipe rubro-negra mostrou uma boa articulação ofensiva, criou muitas chances de gol e poderia ter goleado, não fossem as várias falhas nas finalizações. No entanto, no aspecto defensivo, não passou sergurança; o posicionamento defensivo esteve confuso por vezes, e o setor precisa evoluir bastante. Em todo caso, a vitória alivia a pressão de não ter vencido nas duas primeiras rodadas e dá certa tranquilidade para o próximo jogo, que acontece nesta quinta-feira, contra o Belo Jardim, no estádio Mendonção. Já o Petrolina enfrenta o Serra Talhada, em casa, no mesmo dia. Os dos jogos acontecem às 20h.

O esquema tático rubro-negro foi modificado para o confronto. O técnico Mazola optou pelo 3-5-2, com o meia Marquinhos Gabriel atuando na ala esquerda, e o volante Hamilton compondo a zaga pelo lado esquerdo ao lado de Tóbi e Montoya. Rivaldo e Diogo foram os volantes, e Marcelinho Paraíba (o melhor em campo) teve toda a liberdade para armar para os atacantes Jheimy e Roberson.

O Sport começou a partida muito bem e poderia ter saído na frente logo com um minuto. Marcelinho Paraíba lançou para Marqunhos Gabriel, com um passe encobrindo a defesa. Pela esquerda na grande área, o meia cruzou na medida para Jheimy, que bateu forte. O desvio no zagueiro Wilton salvou o que já poderia ter sido o primeiro gol.

Aos 4, novo bom passe, de Rivaldo para Jheimy. Mas a arbitragem viu impedimento e o drible do atacante no goleiro Jaílson foi em vão.

Aos seis, não teve jeito. Calmamente, Marcelinho Paraíba avançou pelo meio, passou para Jheimy, que fez o pivô e devolveu mais adiante, com o companheiro entrando na área. Então Marcelinho driblou o goleiro, puxando para a direita, e bateu para o gol. O desvio do zagueiro Lau não mudou o destino da bola: as redes.

Aos poucos, o Petrolina passou a apertar o Sport. Marcando a distância, o Leão perdeu o meio de campo entre os 10 e os 25 minutos. Contudo, a Fera sertaneja não mostrava eficiência no ataque.

Sinho recebeu ótimo passe, avançou e bateu cruzado, mas sem força, e Magrão fez defesa fácil, aos 13 minutos. Mas Magrão teria de dar um pique para tentar desarmar um atacante que caiu pela ponta esquerda, num vacilo da defesa, que atrasou mal a bola. O goleiro rubro-negro fez falta e tomou o cartão amarelo.

Porém, o Leão acordou e mostrou que queria mais. Marcelinho Paraíba soltou uma bomba, aos 22 minutos, com a bola no ar após ter sido rebatida pela defesa. Jaílson fez grande defesa com os pés, salvando o Petrolina.

O Sport cresceu, retomou o domínio e criou duas jogadas de gol claro. Roberson e Rivaldo perderam chances incríveis, aos 31 e aos 33 minutos respectivamente. Os dois receberam passes e ficaram cara a cara com Jaílson. Roberson chutou em cima. Rivaldo dominou mal e o goleiro se antecipou.

Jaílson não só se antecipou a Roberson como armou o contra-ataque para o Petrolina. A bola terminou chegando em Anderson, na ponta esquerda, e o goleiro Magrão saiu do gol pela segunda vez. Só que agora o Sport levou a pior. Magrão afastou a bola, mas Giovani bateu de 40 metros, por cobertura, e a bola entrou no gol vazio. Empate. Detalhe é que Marcelinho Paraíba deu uma bronca em Magrão, falando para o goleiro não sair mais.

Pela forma como aconteceu o gol, o Sport teve uma queda. A torcida passou a cobrar do time. O primeiro tempo caminhava para o fim com a sensação de insatisfação, sobretudo com o lateral-direito Thiaguinho, mal na defesa e no apoio.

Então Jheimy fez a diferença pelo Leão, marcando o seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. Num lance aparentemente despretensioso, Hamilton levantou a bola na área, o zagueiro errou o tempo da bola, que sobrou para o atacante. Jheimy conseguiu chutar antes de receber o choque do goleiro Jaílson, e a pelota morreu nas redes. Desempate aos 43 minutos. Detalhe: após o gol, a torcida do Sport cantou ofensas à torcida do Náutico.

Ainda deu tempo de o Sport levantar a torcida de vez quando Marcelinho Paraíba soltou uma bomba, defendida à queima-roupa por Jaílson, na pequena área. E todo rubro-negro terminou o primeiro tempo feliz.

Na volta para o segundo tempo, o Petrolina queria o empate, mas tinha dificuldades para criar chances de gol. Apostava, então, nas cobranças de falta. Teve duas chances, aos sete e aos 13 minutos. Primeiro, Giovani mandou a bola perto da trave esquerda. Depois, Julinho bateu perto do ângulo à direita de Magrão. Novamente, para fora.

O Rubro-negro teve dificuldades para ampliar o placar durante toda a segunda etapa. Uma boa chance aconteceu aos 13, quando, num pequeno bate-rebate na área do Petrolina, Jaílson defendeu com uma mão um chute de Roberson.

Jheimy e Anderson Paraíba desperdiçaram um bom ataque, cada. Entretanto, a chance mais incrível caiu nos pés de Willians, já aos 41 minutos. Ficou com um rebote dentro da pequena área e encheu o pé tanto que mandou a bola por cima, na arquibancada. Por outro lado, a defesa se ajustou ao longo da segunda etapa.

O grande destaque do segundo tempo foi a revolta do Sport com a arbitragem de Gilberto Castro Júnior. A arbitragem, de fato, não esteve bem. A torcida e o técnico Mazola mostraram muita irritação por marcações de falta que consideraram equivocadas, e também a questão disciplinar, com cartões amarelos com que não concordavam. Houve dois impedimentos não existentes apontados por Ubirajara Ferraz que tiraram os rubro-negros do sério.

Já nos acréscimos, houve uma confusão entre Thiaguinho, do Sport, e Giovani, do Petrolina, e o árbitro deu o segundo cartão amarelo e expulsou os dois. A torcida rubro-negra terminou o jogo xingando-o de ladrão.

FICHA DO JOGO

SPORT 2 x 1 PETROLINA

Sport: Magrão, Thiaguinho, Montoya, Tóbi, Marquinhos Gabriel; Hamilton, Diogo, Rivaldo (Milton Júnior), Marcelinho; Roberson (Willians) e Jheimy (Anderson Paraíba). Técnico: Mazola

Petrolina: Jaílson, Gustavo, Lau, Wilton, Jeffinho (Wellington); Daniel, Fábio, Sinho e Julinho (Cleiton); Giovani e Anderson (Souza). Técnico: Pedro Manta.

Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2012. Terceira rodada. Estádio: Aflitos. Ficha técnica: Gilberto Castro Júnior. Auxiliares: Ubirajara Ferraz e Roberto José. Cartões vermelhos: Giovani (Petrolina) e Thiaguinho (Sport). Cartões amarelos: Lau e Sinho (Petrolina), Magrão, Rivaldo, Milton Júnior e Tóbi (Sport). Gols: Marcelinho Paraíba (Sport) aos 6 minutos do primeiro tempo; Giovani (Petrolina) aos 34, Jheimy (Sport) aos 43. Público: 12.018. R$: 52.915,00.