Matéria especial: César Lucena

Por: Gilberto Caetano

Siga-o no Twitter

Como está sendo a recuperação de sua lesão?

Graças a Deus estou trabalhando forte três vezes ao dia, todos os dias da semana, inclusive em minha casa para voltar logo a vestir a camisa do Sport. Hoje estou na fase de fortalecimento muscular e posso falar que está sendo muito bem feito esse tratamento no clube. Tenho certeza que voltarei melhor do que estava quando sofri o rompimento, mas agora é trabalhar com calma para não atropelar o tratamento.

Ainda senti dores na região?

Sinto pequenas dores quando faço alguns exercícios que exige mais do meu joelho, mas os médicos do clube afirmam que isso é normal e quando menos perceber não estarei sentido mais dores.

Já se passaram um bom tempo mas ainda relembra o lance?

Tento fazer o possível para não recordar por que foi um momento muito triste em minha carreira como atleta, além de ter sido minha primeira contusão grave. Romper os ligamentos não é nada fácil e esquecer do lance que originou também não é, mas aos poucos ele vai saindo de minha memória.

De onde vem sua força para enfrentar esse longo período fora dos gramados?

Primeiramente de Deus! Segundo de meus familiares, esposa, filhos, amigos, dos próprios atletas do clube, da torcida. Juntando tudo isso é o que me da forças para fazer um bom trabalho de recuperação. Penso em todos eles quando venho ao Sport fazer minhas seções de fisioterapia e de fortalecimento muscular.

Já tem alguma previsão de volta aos gramados?

Não tenho uma data certa de quando vou voltar a vestir a camisa do Sport, mas de certeza tenho que vai ser depois do pernambucano.

Como encarou sua ausência em um estadual tão importante para o Sport?

Cara fiquei muito triste com tudo isso. Gostaria de está em campo ajudando todo o grupo a conquistar mais um título pelo Sport. Um título tão importante desses não poderia ficar de fora por ser o 40º titulo estadual o sexto seguido, mas acredito no potencial de todos que estão lutando por isso. Não estou em campo para ajudar, mas estou junto com eles em espírito, em apoio, orando e isso também é importante.

Você foi bastante criticado pela torcida e quando vinha em uma crescente em seu futebol sofreu a contusão. Como encarou isso?

Cara nem me fala! Passei momentos complicados em minha carreira em relação a minha má fase no Sport, mas todos passamos por isso independente da profissão. Em casa passamos momentos difíceis, no trabalho passamos também por isso agora imagina você passar por tudo isso e não ter o apoio necessário. Fica complicado, mas ainda bem que tive o apoio de minha família, meu suporte maior que é nosso Deus e de grande parte da torcida do Sport, que gosta de mim e a minoria que torcia contra me dava uma motivação extra para me esforçar cada vez mais nas partidas. Nessa má fase vivida por mim só ocorreu um fato triste, que foi um torcedor xingar a minha esposa, que estava nas cadeiras com meus filhos de uma forma muito violenta e isso me deixou bastante machucado, mas do que a lesão que sofri.

Você foi bastante elogiado na era Cerezo e pelo técnico Geninho por usas qualidades como zagueiro. Como você encarou isso?

Você não tem ideia de como isso era bom, de como isso mexia positivamente comigo e com minha família que sofreu mais do que eu. Sou um bom profissional, um atleta dedicado, não me escondo do jogo, estou sempre ali em busca da marcação perfeita, tento cumprir tudo o que é determinado pelo professor. Agora como todo o profissional também erro, mas tento concertar meus erros com muito esforço e muito trabalho. Não é a toa que sou um vencedor aqui no clube. Tenho quatro títulos pernambucanos, uma Copa do Brasil, joguei uma excelente Libertadores. No geral passei as melhores coisas de minha carreira como profissional no Sport e por esse motivo sempre me dedico 100% a ele.

O que o Sport representa pra você?

Meu filho é torcedor do Sport, minha filhinha também, minha esposa adora esse clube e eu nem se fala. Torço pelo Sport e às vezes chego até a discutir no bom sentido é claro coisas relacionadas ao clube. Meu filho, por exemplo, quando alguns amigos o chamam de tricolor você não tem ideia de como ele fica bravo. Até nos momentos de lazer quando vamos jogar Playstation ele quer jogar com o Sport. Por isso esse clube representa muito pra mim.

E sobre o titulo de 87 qual a sua opinião?

O título é indiscutivelmente do Sport! Vejo algumas pessoas falando que se o Flamengo tivesse disputado à final teria sido campeão por que tinha o Zico e Cia. Não se discute o time por que o Sport também era forte naquele tempo tinha Ribamar, Neco e dentro de campo não tenho certeza dessa superioridade do Flamengo. O que se discute é o regulamento e por conta disso o Sport é o verdadeiro campeão de 87.