Dubeux fala sobre a arena

Por: Allan Pereira

Fonte: Site oficial do clube

Siga-o no twitter

 

Presidente, através de nossas mídias sociais, temos recebido muitos questionamentos sobre a Arena. O que temos hoje de verdade?

Gustavo Dubeux: Na verdade, hoje temos três proponentes com propostas parecidas e contratamos uma empresa isenta, de grande porte e renome internacional, para julgá-las e nos ajudar a equalizar as mesmas. O objetivo é identificar qual das propostas mais se adequa aos objetivos sociais e econômicos do SPORT .  Formamos uma comissão para acompanhar o trabalho da Deloitte, que também realizará a análise dos projetos, comparando minuciosamente as propostas e os contratos para termos segurança para tomar a decisão correta.

O Sr. pode detalhar como são as propostas?

GB: Sobre a construção, as propostas contemplam uma Arena Multiuso de aproximadamente 45.000 lugares, dois prédios empresariais, um hotel, um centro de compras, um centro de convenções e especialmente o novo clube social do Sport Clube do Recife, totalmente repaginado e moderno, com absolutamente todos os equipamentos que o mesmo hoje dispõe. Neste sentido, todos os esportes amadores, bem como piscinas, quadras e a nossa sede estarão contemplados. Quantos aos nossos direitos: sempre que falamos em arena fomos claros em um princípio básico, que é “tudo que temos hoje tem que ser melhorado. Não podemos retroceder em nada.” Ou seja, donos de cadeiras cativas e camarotes vão ter suas cadeiras e camarotes preservados ainda mais  – com melhorias e sem pagar nada  por isso. Outra exigência foi contemplar todos os esportes amadores/olímpicos que temos no clube hoje, num total de 14 modalidades. Todos eles vão ter estruturas e quadras  melhores. A área da piscina, muito utilizada pelos sócios, está contemplada sem nenhuma perda de espaço. Vamos ter um museu moderno equiparado aos melhores museus de clubes do mundo, com toda nossa história, todos os troféus de nossas inúmeras conquistas, até porque já conquistamos todos os títulos nacionais possíveis, e precisamos mostrar tudo isso em uma área melhor. Teremos uma nova e moderna sede que, com certeza, vai melhorar o atendimento aos nossos sócios e torcedores.

O remo estará contemplado?

GB: Sim , da mesma forma dos demais esportes.

E a parte financeira?

GB: O contrato é apenas de cessão de uso de superfície por 30 anos.  Não há venda de nada, alienação de nada do patrimônio de nosso clube . Teremos todas as nossas receitas atuais preservadas, ou seja, a bilheteria dos jogos, a arrecadação dos sócios, os direitos de TV. A venda do uniforme continua 100% do Sport. Teremos ainda uma receita a mais: um percentual de tudo que for arrendado a terceiros neste período de 30 anos. Isto é, os aluguéis dos empresariais do shopping, os eventuais shows e a venda do nome da Arena Sport. Além disso, teremos um aporte financeiro significativo que será utilizado para sanar dívidas antigas do clube. Depois de 30 anos, todas as  receitas serão 100% do Sport.

E temos alguma garantia?

GB: Este é o aspecto mais importante de todos . Sob nenhuma hipótese, o SCR fará contrato de natureza alguma e com quem quer que seja, sem absolutamente todas as garantias financeiras e de engenharia necessárias para assegurar a finalização da obra.

Vai ser tudo demolido. Tem muito torcedor que está com saudade?

GB: Sim.  Também me coloco com este sentimento, até porque há pouco tempo dei minha parcela de contribuição na construção das cadeiras de ampliação. Mas, como presidente, preciso pensar no que é melhor para o futuro do Sport.

Todos sabem da força empresarial da Moura Dubeux. O seu grupo vai participar da construção da Arena?

GB: Não. Já conversei internamente com vários conselheiros, diretores e sócios e deixei claro que não iremos participar de absolutamente nenhuma etapa nem direta nem indiretamente neste processo.

Estamos no meio de um Campeonato Pernambucano e muitas pessoas questionam se o assunto Arena não deveria ficar para segundo plano?

GB: Quem já tem um pouco de experiência no Sport, e já está no clube há um bom tempo, sabe que o primeiro plano é o futebol e o segundo é o futebol. Temos uma diretoria  de futebol experiente e mais a minha pessoa respirando e vivendo 24 horas por dia  este campeonato. Este é o nosso foco do dia a dia o tempo todo. Mas ao mesmo tempo não posso deixar de analisar propostas de benfeitorias para o clube.  Não só a Arena, mas a campanha de sócios, os esportes amadores, os contratos do marketing, o investimento no centro de treinamento e o financeiro são decisões do dia a dia de todo presidente. Seria irresponsável colocar propostas como estas que estamos tendo agora da Arena na “gaveta”.  Até porque não sou eu quem vai decidir, e sim o conselho e a assembleia de sócios . Mas, como presidente, cabe a mim mostrar as oportunidades que estamos tendo.

Estes são os próximos passos?

GB: Sim.  Teremos na próxima quinta-feira (17/03) uma reunião do conselho para mostrarmos com um pouco mais de detalhes tudo isto que acabei de explicar. O conselho aprovando, encaminharemos para assembleia.

Algumas pessoas falam que o Sr. está com pressa?

GB: Discordo. Acho que nós já estamos um pouco atrasados, uma vez que este assunto já vem sendo discutido há mais de três anos e, se nós não partimos para resolver, as coisas não vão acontecer nunca