Sport Monumental – Informe

Projeto Sport Monumental

Breve histórico

Em meados de 2007 surge dentro do conselho do Sport uma corrente de pensamento positivista que começou a fluir da tribuna de oradores e irradiar-se pelo auditório nas reuniões ordinárias mensais, onde novas idéias e propostas eram sempre apresentadas e questionamentos os mais diversos eram lançados gerando muitas vezes acalorados debates.

Visando dar um cunho mais prático a estas idéias um pequeno grupo de conselheiros se reune na sala do conselho e cria um movimento em apoio ao executivo do clube que foi denominado Projeto Sport Monumental. Este grupo de trabalho foi agregando outros rubro negros, conselheiros, sócios, ou não, mas principalmente, apaixonados pelo Sport.

As ações começaram a acontecer. Estava em construção o famoso mastro com bandeirão (estará recolocado em maio próximo) e a obra de colocação de cerâmica vermelha e preta no entorno do estádio. Os componentes do projeto se engajaram e conseguiram alavancar recursos e materiais para estas duas ações que já eram levadas à frente pelo conselho, executivo e outros abnegados que atuam no dia a dia do clube.

Numa das visitas a obra do mastro os conselheiros observaram como era feia e inacabada a fachada do estádio do lado do portão do arco. Não existia sequer o nome oficial, Ademar da Costa Carvalho. Dias depois se reuniram e decidiram que até a inauguração do mastro, aquela situação estaria mudada. Como eram apenas cinco conselheiros e a obra era grande, novos colaboradores e dedicados rubro-negros foram acionados.

Ao final de alguns meses, além de grandes trabalhos de alvenaria na fachada de ponta a ponta e nas bases das torres de iluminação, surgiram dois grandes painéis (escudo oficial e mascote) em belo colorido, ladeando o novo letreiro com o nome do estádio. Ficou tão bonito, que a partir daí, emissoras de TV tem usado sempre esta nova fachada como fundo visual em matérias feitas na ilha, principalmente durante a campanha da copa do Brasil.

Este grupo de trabalho não esmoreceu ao longo do tempo e independentemente de quem fosse o presidente estava sempre arregaçando as mangas para ajudar o Sport.

No inicio de 2009 um novo alvo de trabalho foi criado: o futebol amador do Sport. Na ocasião da conquista de vice-campeonato brasileiro sub-20 em Porto Alegre (onde o Sport foi garfado por sinal), foram convidados ao conselho os diretores do futebol amador para serem homenageados e nessa ocasião informaram as grandes necessidades do futebol de base. Eram grandes e muitas.

Na semana seguinte foram conseguidos os primeiros apoios logísticos (ventiladores, colchões, travesseiros, lençóis, pratos e talheres) para os alojamentos e criado um grupo de apoio administrativo e financeiro para ajudar no INSS e FGTS destes atletas que representam o futuro do Sport.

O projeto Sport monumental iniciou no semestre passado mais uma ação importante. Está sendo construída uma clinica para atender o futebol de base e também o feminino. A clinica, cujas paredes já foram levantadas, localiza-se nas dependências da ilha do retiro e contará com um consultório odontológico, um consultório médico (clinica geral e ginecologia), sala de espera e dois sanitários.

Alguns equipamentos já foram conseguidos outros, ainda não. O futebol de base foi por muito tempo, literalmente, um menor abandonado dentro do Sport. A partir da gestão passada e com continuidade nesta, as coisas tem verdadeiramente começado a mudar para a nossa garotada.

O projeto Sport monumental nasceu e vem crescendo dentro do conselho do Sport, tendo como filosofia de conduta que; independentemente de quem seja o presidente, desde que o grupo receba apoio, espaço e reconhecimento (como tem acontecido nas últimas gestões), continuará lutando sempre por um Sport maior e mais forte.

É importante frisar que, em paralelo às ações citadas, o conselho tem trabalhado consistentemente, de forma que possa exercer melhor ainda sua função de órgão legislador e fiscalizador do Sport clube do Recife. Esta que é a sua maior e mais específica missão.

Projeto Sport monumental

Grupo de trabalho do Conselho Deliberativo – março de 2010