NATAÇÃO – Garotada do Sport fez bonito no Norte/Nordeste

A penúltima semana de outubro foi bastante movimentada nas piscinas pernambucanas: o estado sediou o XXXVIII Festival Norte-Nordeste de Clubes Mirim e Petiz – Troféu Kako Caminha. Esta importante competição não era disputada no Recife há cinco anos.

O festival reuniu 48 equipes de natação, de 10 estados do Norte e Nordeste brasileiro, totalizando 473 atletas entre 09 e 12 anos. Na programação do evento constava abertura na noite de quinta-feira, dia 22, com a realização de um congresso técnico no Clube Português, onde aconteceram todas as provas. Mas os atletas só caíram mesmo na água nas manhãs e nas tardes de sexta e de sábado, dias 23 e 24.

Treinados por Raul Fuentes, 51 atletas representaram o Sport Recife. De quase meia centena de equipes, o rubro-negro conseguiu alcançar o segundo lugar no quadro geral, somando 1.272 pontos, logo na frente do Remo-PA, com 1.200 pontos conquistados. O grande campeão foi a AABB/Recife com 2.236 pontos. Confira os resultados por categoria:

Mirim I: Campeão: AABB/Recife; Vice: Sport Recife; 3º: Remo-PA.
Mirim II: Campeão: AABB/Recife; Vice: Sport Recife; 3º: Grêmio Cief-PB.
Petiz I: Campeão: AABB/Recife; Vice: BNB-CE; 3°: Remo-PA.
Petiz II: Campeão: NIKITA/CPR; Vice: ADESEF-AM; 3º: AABB/Recife

Individualmente, o destaque, sem dúvida, fica para a nadadora Clarissa Rodrigues que – já na seletiva organizada pela FAP (Federação Aquática Pernambucana), em setembro, havia vencido todas as sete provas disputadas – no Norte-Nordeste conquistou três ouros: 50m borboleta, 50m e 200m livres; e ainda abocanhou duas medalhas de prata. Com esse resultado, Clarissa entrou no Ranking da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) como a melhor atleta do país na categoria Mirim II. Veja os outros vencedores leoninos:

Mirim: Rafael Fragoso: ouro 50m borboleta; bronze 50m livres;
            Maria Fernanda: prata 50m costas;
            Beatriz Marinho: bronze 50m peito.

Petiz: Marcelo Reis: bronze 50m peito.

Felipe Resk
Redação meuSport.com