NATAÇÃO – 15º Festival Nordestinho Mini-Mirim e Pré-Mirim

Alguns anos atrás, era estranho pensar em um mundo onde muitas crianças apresentassem problemas de colesterol e outros desequilíbrios mais comuns aos mais velhos. Já hoje, todos conhecem, ou ouviram falar, de algum jovem que antecipou suas complicações clínicas por manter hábitos pouco saudáveis.

Aí que o esporte, de forma geral, aparece como uma eficiente alternativa. Ainda mais quando se trata da Natação, considerada por médicos e outros especialistas da área uma atividade completa; pois, além de não apresentar quase nenhum risco de lesão, envolve toda a musculatura do corpo, melhora a respiração e a coordenação motora; e ainda ajuda a relaxar a mente e ativar a memória. Sua prática, contudo, como a de qualquer atividade física, deve ser incentivada e iniciada o mais cedo possível.

Essa é a filosofia do Festival Nordestinho de Natação, principal disputa para atletas entre 04 e 08 anos. A competição anual ocorre em um dos estados do Nordeste brasileiro, e carrega como grande objetivo promover e consolidar o esporte nas categorias de base.

Neste ano, o campeonato está marcado para o próximo sábado, dia 19 de setembro, no Parque Aquático do Esporte Clube Cabo Branco, localizado no bairro de Miramar na bela cidade de João Pessoa, Paraíba.

São esperados pela organização do evento cerca de 150 nadadores paraibanos, alagoanos e de Pernambuco, que – além da AABB e do Colégio Grande Passo – contará com a participação das equipes mini-mirim e pré-mirim do Sport C. do Recife.

Para os 25 pequenos rubro-negros que estarão na Paraíba, no sábado, a esperança é grande. No ano passado, o Sport ficou com o vice-campeonato Nordeste de Clubes da categoria pré-mirim. Já em 2009, as chances de medalhas para as equipes treinadas por Raul Fuentes, junto com as professoras Vera Lúcia e Ana Carla, são animadoras.

Os favoritos leoninos para conquistas são:

Na Categoria Mini-Mirim (de 4 a 7 anos) – Gabriel Fragoso (ouro no Circuito Estadual de Natação, no dia 12 de setembro), Christian Rodrigues, Leonardo Santos e Matheus José Lima;

Na Categoria Pré-Mirim (8 anos) – Esther Marques, Tarciele Santos, Breno Pontes, João Victor Correia e
José Hugo.

Felipe Resk
Redação meuSport.com