Pré-Jogo PDN: Central x Sport

Uma simples vitória separa o Sport da conquista do 1º turno. Basta para o Leão marcar 3 pontos diante da Patativa e a “fatura” estará matematicamente consolidada.
 
Conquistar o turno com 1 rodada de antecipação é um objetivo importante para o Sport que terá pela frente uma Libertadores com jogos desgastantes e fortes adversários no caminho. Focar na competição internacional é um dos principais objetivos do Leão, desde que sacramentou o título da Copa do Brasil em 2008. Com isso, tornar o “clássico dos clássicos” nada mais que um “amistoso de luxo” permitirá aos comandados de Nelsinho um temppo maior de preparação e concentração para a maratona internacional que já começa no dia 18.
 
No Pernambucano, o Leão só perde o turno se ocorrer um verdadeiro desastre. Em 2 jogos, precisa de apenas 2 pontos, isso sem contar com possíveis tropeços dos “matematicamente vivos” Santa Cruz e Náutico. Com 25 pontos, a vantagem do Leão é de 5 para a Cobra Coral e 6 para o Timbu, restando 6 pontos a disputar.
 
O Central vem se recuperando do péssimo início de competição, onde perdeu 3 das 4 primeiras partidas.  Nos 4 últimos jogos, além do empate diante do Serrano, 3 vitórias consecutivas diante de Cabense, Ypiranga e Vitória. A Patativa, no entanto, sempre que enfrenta um adversário de maior gabarito acaba de mãos vazias. Foi assim diante de Salgueiro (1×2), Santa Cruz (1×2), Porto (2×3) e Náutico (0x1).
 
Para a partida de hoje, expectativa de poucas surpresas. Leão deve vencer, mesmo que por um placar mais apertado.
 
HISTÓRICO
 
Freguês de carteirinha, o Central já se encontgrou 200 vezes com o Leão em jogos do Pernambucano. Conseguiu vencer em 18. Em outras 135 partidas deu Sport, além de 47 empates. É um adversário que tradicionalmente exige muito de seus oponentes, porém acaba sempre cedendo os resultados.
 
O primeiro encontro aconteceu em 1937, na Ilha do Retiro, com vitória rubro-negra por 4×2. Ano passado, se enfrentaram pela última vez no Luiz Lacerda e a partida terminou empatada em 1×1…
 
Central x Sport
200 jogos
135 vitórias do Sport
047 empates
018 vitórias do Central
Primeiro jogo: 25/07/1937, Sport 4×2 (Ilha do Retiro)
Último jogo: 16/04/2008, 1×1 (Luiz Lacerdaa)
Fonte: Carlos Celso Cordeiro / RSSSF / Blog dos Números

Adethson Leite
Blog dos NúmerosExclusivo para o meuSport.com