Entrevista exclusiva com Milton Bivar

O presidente do Sport Club do Recife, Milton Caldas Bivar, concendeu hoje ao meuSport.com uma entrevista exclusiva, onde abordou vários assuntos, esclarecendo especialmente a composição da chapa de situação para as eleições do próximo dia 16.

meuSport.com – Presidente, a primeira questão não poderia ser outra: por favor nos esclareça sobre a composição da chapa de situação para as eleições.

Milton Bivar – “As pessoas estão falando que eu retirei a candidatura, mas isto não é verdade. Não posso retirar algo que nunca existiu, que jamais foi oficializado. Quando eu reuni a imprensa naquela entrevista coletiva nós deixamos bem claro que o atual grupo gestor iria continuar e é exatamente isto que está acontecendo. Conversei com minha equipe, perguntei se eles queriam continuar, se topavam encarar mais um biênio, e todos concordaram.  Estou no Sport há três anos, vivendo intensamente o clube. Viajando com a delegação, acompanhando muito de perto o futebol, por várias vezes concentrei junto com os jogadores nas viagens. Eu estou doente, com problemas de pressão, tomando medicação controlada e preciso cuidar da minha saúde, além de voltar a gerir meus negócios. Há ainda a questão da pressão familiar… Enfim, o que estamos fazendo é apenas um remanejamento, uma reordenação.

Eu continuarei na chapa, serei candidato à presidência do Conselho Deliberativo, além de ser diretor de futebol e responsável pelo projeto do centro de treinamento, pois este é um grande sonho meu. Só descansarei quando nosso CT estiver funcionando plenamente, todo concluído. Se formos eleitos, continuarei na vice-presidência do Clube dos Treze, além de ser o representante do Sport lá. Desta forma a composição da nossa chapa será composta com Sílvio Guimarães para presidente executivo, com Adalberto Guerra na vice, Milton Bivar para presidente do Conselho, com Márcio Jatobá na vice. O restante do grupo, a composiçaõ das vice-presidências e das diretorias ficam exatamente como estão hoje. E faz parte do nosso projeto trazer mais pessoas para nos ajudar. A diretoria de futebol, por exemplo, terá novos colaboradores, pois vamos ampliá-lo.

Então, resumindo, Sílvio sai da vice-presidência executiva e, seguindo uma tradição do clube, será candidato à presidência. Adalberto Guerra deixa a presidência do Conselho Deliberativo para ocupar a vice-presidência executiva. Márcio Jatobá deixa a vice-presidência jurídica, que passará a ser ocupada por Eduardo Carvalho, e irá compor comigo no Conselho, ele na vice-presidência e eu na presidência. Repito, estarei ainda na diretoria de futebol, onde serei membro atuante, responderei pelo projeto do centro de treinamento e ainda continuarei no Clube dos Treze, porém, caso o grupo atual não seja eleito, pedirei licença da vice-presidência do Clube dos Treze.”

meuSport.com – Esta notícia ‘vazou’ durante o dia e as primeiras reações não foram muito boas…

Milton Bivar – “É importante que o sócio e que o torcedor de forma geral não analise a situação personalizando o trabalho que foi desenvolvido. Não fiz nada sozinho! Este grupo que está comigo foi de fundamental importância para o sucesso que alcançamos neste biênio. Sou totalmente desprendido de cargo, minha preocupação é com o Sport, e tenho certeza que a manutenção do grupo atual é um acerto. A filosofia de trabalho será a mesma, com crescimento auto-sustentável, buscando sempre a modernização.

Quero registrar que conversei com grandes lideranças do clube, tais como Wanderson Lacerda, Gustavo Dubeux, que por mais de uma vez convidei para ser presidente, Branquinho, Costinha, Jarbas Guimarães, Marcos e Paulo Belfort, Aluísio Monteiro, Fernando Pessoa, Guilherme Albuquerque, Fernando e Roberto Bivar, e tantos outros que infelizmente não recordo agora, pois foram muitas as liderenças que procuramos para conversar.

Não tenho vaidades e não quero iludir o torcedor do Sport. Só posso ocupar um cargo cuja expectativa da torcida eu tenha condições de atender e por minha atual situação, não posso seguir no comando geral do clube. A responsabilidade e o peso que carregamos no Sport é muito grande e neste remanejamento busquei ocupar funções nas quais sei que poderei continuar dando o melhor ao clube. Estou desgastado, estou doente e preciso me cuidar.”

meuSport.com – Gustavo Dubeux não aceitou por qual motivo? Ele não tem tempo e considera não ser hora para voltar?

Milton Bivar – O Gustavo é um grande coloaborador, nos ajuda muito e sempre. É um nome forte, conciliador, seria o nome mais tranquilo para esta transição. Estive com ele várias vezes, mas ele ponderou que no momento não tem condições e eu respeito a opinião das pessoas. Ele dá apoio total ao trabalho desenvolvido por nós, mas hoje ele não tem tempo e a atual conjuntura do mercado, com a crise mundial e tudo mais, realmente impede que ele assuma um cargo no clube.

meuSport.com – Este remanejamento então não atingirá outras áreas do clube?

Milton Bivar – “Precisamos e vamos oxigenar o clube no que diz respeito às pessoas que trabalham por ele. Há muita gente nova e competente querendo trabalhar pelo Sport e não sabe como, então vamos trazer essas pessoas para dentro do clube. Sabemos também que o Sport precisa de uma reforma em seu quadro pessoal. Não vou citar setores, até para evitar especulações, mal-estar e por respeito aos que lá estão, mas uma série de ajustes são necessários e vamos fazê-los.

Mas por exemplo, precisamos de alguém que fique responsável pela concentração, alguém que ordene a questão da limpeza, pois o clube está sujo, as compras hoje são feitas por cada departamento e a descarga destes materiais não tem controle, enfim, são uma série de pequenas coisas que foram surgindo devido ao crescimento do clube e cabe a nós cuidarmos disso.”

meuSport.com – Presidente, o nosso centro de treinamento tem um projeto? E o terreno de Igarassu, o que será feito dele?

Milton Bivar – “O terreno de Igarassu é um patrimônio que valorizou absurdamente desde o dia em que foi comprado. Hoje ele está em segundo plano, mas não esquecido. O CT de Paratibe será concluído e em seguida vamos trabalhar no de Igarassu. Se formos atacar as duas frentes ao mesmo tempo, não faremos nenhum dos dois bem feitos e ainda correremos o risco de ficar pelo meio do caminho.

Nosso projeto para o CT é em módulos, pois uma coisa puxa a outra. Hoje precisamos urgentemente de vestiários, pois o que temos lá é precário e não atende as necessidades mínimas dos atletas. Mas em sequência será feito também alojamentos, refeitório e cozinha, sala de musculação, enfim, toda a estrutura necessária para que nossos jogadores possam desenvolver plenamente suas atividades.”

meuSport.com – E a questão da arena, como está?

Milton Bivar – “Antes de mais nada, é importante esclarecer que não existe isso de complexo imobiliário, de loteamento da Ilha, nada disso. Falar uma coisa dessas é um absurdo! Jamais assinamos qualquer documento ou assumimos qualquer tipo de compromisso. Apenas autorizamos a Lusoarenas e a W. Torre a fazerem um estudo de viabilidade e nos apresentarem um projeto, só isso.

Como é que eu vou assinar um contrato sem ter um projeto? Sem discutir e analisar com a máxima de atenção e cuidado? Formaremos comissões, com juristas para dar um parecer sobre o contrato, com engenheiros, economistas, administradores, enfim, com profissionais especializados para avaliarem cada ponto do empreendimento. E tem mais, um acordo como este não sai da noite pro dia e nosso estatuto sequer permite que um contrato com 20 ou 30 anos de duração seja assinado, então eu não seria irresponsável de fazer qualquer coisa que viesse e a prejudicar o Sport ou que traga qualquer tipo de prejuízo futuro ao nosso clube.”

meuSport.com – Vamos falar um pouco de futebol, o ano que vem pode ser decisivo para o futuro do Sport. Como o senhor vê isso?

Milton Bivar – “Não analiso desta forma. O Sport não deixará de crescer ou ficará menor devido à próxima temporada. O Sport é grande nacionalmente sim, é o maior clube da região, não há ninguém que se compare ao Sport nas regiões norte e nordeste. Ao meu ver não é possível comparar a realidade das regiões sudeste e sul com a nossa, fazer futebol no nordeste e, principalmente, fazer funcionar um clube como Sport, que não se resume apenas ao futebol, ao contrário da absoluta maioria dos clubes do país, é muito difícil.

Mas digo a torcida que não se preocupe, o Sport não entrará na Libertadores apenas para figurar. Vamos pra cima, vamos disputar mesmo. Formaremos um time forte, mas sem loucuras. Traremos atletas de verdade, homens. Jogadores comprometidos com o clube, que virão para se dedicar, para lutar e conquistar títulos.”

meuSport.com – E já temos algum reforço contratado?

Milton Bivar – “Vamos manter a mesma filosofia. Penso que nos últimos dois anos acertamos muito mais do que erramos. Há clubes por aí que nesta temporada contrataram 50, 60 atletas, nós trouxemos menos de 20 e quase todos deram certo. Então nós analisamos com muito cuidado, levamos em consideração uma série pontos que são importantes na formação de um grupo.

Já há quatro jogadores apalavrados e no momento certo, ou seja, quando tudo estiver assinado, com o preto no branco como se diz por aí, aí sim eles serão anunciados.”

meuSport.com – Falando em Libertadores, o que houve lá no sorteio?

Milton Bivar – “O que fizeram nos chateou bastante, principalmente por termos sido pegos de surpresa. Tudo ocorreu de forma diferente do que nos foi passado antes, mas não cabe questionamento, pois usaram o ranking como critério, mas enfim, tudo poderia ter sido diferente…

meuSport.com – A composição do grupo foi bem ingrata, enfrentaremos a LDU, atual campeão da Libertadores, o campeão chileno e provavelmente o Palmeiras.

Milton Bivar – “É um grupo muito difícil, mas nossas maiores conquistas vieram desta forma, atravessando os caminhos mais duros, mais complicados. Já estamos com o planejamento bastante adiantado, na viagem à Assunção fizemos muitos contatos, as questões das viagens, toda a logística, enfim, quanto a isso já estamos trabalhando há algum tempo.”

meuSport.com – Renovamos com Nelsinho Batista. Quando ele chegou muita gente virou a cara e ao final de um ano isso mudou…

Milton Bivar – “Nelsinho é sensacional, é um homem de verdade! Nelsinho é um cara tranquilo, honesto, absurdamente trabalhador. Estamos muito satisfeitos com o técnico que temos, é um dos maiores profissionais do futebol brasileiro.”

meuSport.com – E como é relação entre ele e a diretoria na hora de contratar?

Milton Bivar – “É de grande sintonia. Aqui no Sport, pelo menos conosco no comando, não tem essa de treinador chegar e falar que precisa de um jogador para tal posição e dar uma lista com dois ou três nomes. Na hora de contratar sentamos todos, discutimos os nomes, debatemos e dividimos as responsabilidades. Mas adianto que no mínimo 80% dos nomes apresentados por Nelsinho bateram com aqueles que já vínhamos observando.”

Nós do meuSport.com agradecemos ao presidente Milton Bivar pela atenção e confiança, além de parabenizá-lo pela extraordinária gestão. É inegável seu amor ao Sport Club do Recife, base para um trabalho honesto, transparente e vencedor!

Redação meuSport.com