REMO – Supremacia leonina

Este ano o Sport Club do Recife sagrou-se campeão Pernambucano de Remo pela vigésima quarta vez consecutiva. No campeonato de 2008 todas as categorias foram vencidas pelo Leão de forma antecipada. O Náutico desistiu do campeonato depois de 4 das 6 regatas previstas (todas vencidas pelo Sport).

Apesar de ter sido fundado como um clube de remo, o Náutico amarga uma incrível seqüência de 24 anos sem conseguir vencer o Sport dentro da raia. Ou seja, em seu esporte berço, assim como no futebol, o Náutico é ‘freguês de carteirinha’ do Leão da Ilha. Inclusive, este ano houve um maior investimento por parte do clube alvirrubro com a compra de dois barcos novos. No Sport, o barco mais novo tem dez anos de idade.

Apesar da diretoria do Leão investir no departamento (manutenção da garagem de remo, alimentação dos atletas e pagamento dos funcionários, por exemplo), existe uma necessidade de substituir regularmente os barcos de competição. O Sport já foi, há 20 anos, o segundo maior clube de remo do Brasil, porém hoje está com o equipamento defasado em relação aos clubes do Sul e até do Nordeste, sendo hoje a terceira ou quarta força do Norte / Nordeste, atrás do Esporte Clube Vitória (BA) e da Associação Aquática Manauara (AM).

O problema da compra de novos barcos é o custo. Os melhores barcos são importados e variam de 12.000 à 150.000 reais de acordo com o tipo de barco, considerando duas das melhores marcas no mercado (uma alemã e uma chinesa). Existe a possibilidade de estampar patrocínios nos barcos. Empresas interessadas podem entrar em contato através do telefone (81) 9962-7970, com o Sr. Amauri Miranda.

João de Oliveira
Redação meuSport.com