REMO – Escassez de atletas preocupa

O competente trabalho realizado por todos do Departamento de Remo do Sport Club do Recife encontra vários obstáculos no seu desenvolvimento. Um deles é a falta de adversários que possam competir no mesmo nível, fazendo as equipes evoluir tecnicamente. Outro ponto é a falta de interesse das pessoas em tornar-se atleta de remo. “Quase a totalidade das pessoas que procuram o remo se enquadram em dois grupos: ou magros que querem ficar fortes, ou gordos que querem ficar magros”, comentou o técnico Marcos Souza.

Para se tornar um atleta de fato é preciso cuidado com a alimentação e saúde e, principalmente, dedicação aos treinos. È necessário que o atleta acorde cedo e tenha uma regularidade, treinando diariamente. A idade ideal de começar os treinos é cerca de 13 ou 14 anos. O aluno fica cerca de 1 ano aprendendo as técnicas do remo e no segundo ano de treino começa a disputar competições. É importante começar cedo para o atleta ganhar experiência nas regatas de categorias de base, antes de competir na categoria principal.

A escolinha de remo do Sport conta hoje com cerca de 30 alunos, dos quais cerca de apenas 4 ou 5 tem perfil de atleta, segundo o treinador Leonino. Os interessados contam com a possibilidade de três horários para aprender a técnica do remo: de 5h30 às 7h30 (falar com Alex – F: 8745-7434), de 7h30 às 9h e de 15h às 16h30 (falar com Marquinhos – F: 8850-1657). A mensalidade custa R$ 30 para sócios e R$ 50 para não-sócios.

João de Oliveira
Redação meuSport.com