Presidente da FPF confirma mudança no PE 2009

O presidente da Federaçaõ Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, confirmou há pouco em entrevista à Radio Jornal que o Campeonato Pernambucano de 2009 sofrerá alterações em sua forma de disputa, não sendo mantida fórmula desta temporada, amplamente criticada pelos clubes participantes, torcida e imprensa.

“Vamos propor algumas mudanças no próximo campeonato. A quantidade de times será mantida, queremos alterar apenas a fórmula. O Estatuto do Torcedor proíbe isso, mas já temos um parecer favorável por parte da justiça desportiva e estamos tranquilos e seguros quanto a legalidade  desta alteração”, informou Carlos Alberto.

Segundo o dirigente, o campeonato de 2009 está programado para começar em 11 de janeiro e a idéia é retomar a fórmula simples de anos anteriores, com jogos de ida (turno) e volta (returno), com todos jogando contra todos. Os campeões de cada fase disputam o título numa final em dois jogos. Caso um mesmo time conquiste os dois turnos, fica com o título sem a necessidade de final.

Carlos Alberto comentou ainda que a mudança se justifica pelos vários equívocos cometidos na edição deste ano. “O Santa Cruz estava muito mal e precisávamos formular o campeonato de forma que pudéssemos equilibrar de alguma maneira, minimizando as diferenças, mas houve muitos erros, tais como repetições de jogos, ausência de clássicos e até a precoce desclassificação do próprio Santa Cruz..”

Redação meuSport.com