Conheça os candidatos a novo técnico do Sport

Segundo o diretor de futebol Guilherme Beltrão, os seis profissionais abaixo estão na lista que vem sendo trabalhada pelo Leão da Ilha. O próprio Beltrão descartou nomes como Émerson Leão, Zetti e Estevam Soares. Adílson Batista e Dorival Júnior tiveram seu retorno ao Sport impedido por acertos com Cruzeiro-MG e Palmeiras-SP (ainda não confirmado), respectivamente. Conheça um pouco mais sobre os candidatos a substituir o técnico Geninho no comando do Sport Club do Recife:

Péricles Chamusca

Tounou-se nacionalmente conhecido pelo excelente trabalho desenvolvido nas categorias de base do Bahia e do Vitória. Péricles Chamusca é um dos mais fortes nomes da nova safra de técnicos brasileiros e conhece o futebol pernambucano, pois já treinou o Santa Cruz (vice-campeão estadual em 1996, 2003 e 2004) e o Porto, de Caruaru (vice-campeão estadual em 1998).

Treinou clubes como o Vitória/BA (campeão baiano em 1995 e 2000 e vice-campeão da Copa Nordeste em 2000), CSA/AL (campeão alagoano em 1999), Brasiliense/DF (vice-campeão da Copa do Brasil em 2002) e Santo André/SP (campão da Copa do Brasil em 2004) e Botafogo-RJ. Atualmente está treinando o Oita Trinita, do Japão, clube que comanda desde 2006.

Paulo Bonamigo

Gaúcho da cidade de Ijuí, Bonamigo foi um meio-campista famoso nas décadas de 70 e 80, com uma brilhante passagem pelo Grêmio-RS. Como treinador, é mais um nome promissor da nova safra nacional. Iniciou a carreira há menos de dez anos, no Madureira-RJ, em 1998.

Em seguida passou pelo Joinville-SC, Sampaio Corrêa-MA, Remo-PA, Mogi-Mirim-SP, Paraná Clube-PR, Coritiba (campeão paranaense em 2003), Atlético-MG, Botafogo-RJ, Palmeiras-SP, Marítimo Funchal-Portugal, Coritiba-PR, Fortaleza-CE e Goiás-GO. Está sem clube no momento.

Nelsinho Batista

Como atleta Nelsinho Batista foi um lateral-direito que se destacou na Ponte Preta-SP, São Paulo-SP, Santos-SP e Juventus-SP. Treinador renomado, Nelsinho é o mais experiente entre os profissionais citados pela Diretoria leonina.  

Deu início à sua carreira em 1985 no modesto São Bento-SP, em seguida passou por Ponte Preta-SP, Inter de Limeira-SP, Atlético-PR (campeão paranaense em 1988), Sporting Barranquilla – Colômbia, América-SP, Novorizontino-SP (vice-campeão paulista em 1990), Corinthians-SP (campeão brasileiro em 1990), Guarani-SP, Palmeiras-SP, Al Hilal-Arábia Saudita, Verdy Kawasaki-Japão (bi-campeão japonês em 1994/95, bi-campeão da Copa Nico´s em 1994/95 e campeão da Copa Nabisco 1995).

Retornou ao Brasil para comandar o Internacional-RS, Corinthians-SP (campeão paulista em 1997), Cruzeiro-MG, São Paulo-SP (vice-campeãodo Torneio Rio-São Paulo em 1998 e campeão paulista em 1998), Colo Colo-Chile, Portuguesa-SP, Ponte Preta-SP-SP, São Paulo-SP (vice-campeão da Copa dos Campeões em 2001 e vice campeão do Torneio Rio-São Paulo em 2002), Goiás-GO, São Caetano-SP, Nagoya Grampus Eight-Japão, Santos-SP, São Caetano-SP, Ponte Preta-SP e Corinthians-SP.

Emerson Ávila

É o menos experiente entre os candidatos, contudo, está muito bem cotado apesar de “correr por fora”. Após dez anos trabalhando nas categorias de base do Cruzeiro-MG, Emerson viu sua carreira decolar em 2007. No segundo jogo final do Campeonato Mineiro deste ano, ele dirigiu a equipe interinamente, em lugar do demitido Paulo Autuori (venceu o Atlético-MG por 2×0).

Em julho assumiu o comando técnico do Ipatinga-MG e levou o time do Vale do Aço ao vice-campeonato brasileiro da Série B. Além de elevar o Ipatinga à Série A do Brasileirão, Emerson Ávila foi eleito o técnico revelação da competição.

Ivo Wortmann

Nos últimos anos sempre teve seu nome especulado como possível técnico do Leão. No início desta temporada esteve muito próximo de acertar, porém, a negociação nao foi concluída com sucesso. Ivo tem larga experiência no exterior, mas nunca conseguir fazer um grande trabalho no futebol brasileiro.

Treinou o Al Ahli-Qatar, Lajeadense-RS, Brasil de Pelotas-RS, Caxias-RS, Seleção Sub-17 da Arábia Saudita, América-RJ, Criciúma-SC, Seleção do Qatar, Al Ahli-Qatar, Seleção da Arábia Saudita, Al Shabab-Arábia Saudita, Seleção Olímpica da Arábia Saudita, Miami Fusion-EUA, Botafogo-RJ, Coritiba-PR, Cruzeiro-MG, Internacional-RS, Botafogo-RJ, Paysandú-PA, Goiás-GO, Juventude-RS, Dínamo de Moscou-Rússia, Fluminense-RJ, Juventude-RS e Al Whada-Arábia Saudita.

Dorival Júnior

Caso não acerte sua ida para o Palmeiras-SP, Dorival passa a ser um fortíssimo candidato ao cargo de técnico do Leão. Esta seria sua segunda passagem pela Ilha do Retiro, uma vez que foi treinador do Sport em 2006.

Ao seu favor está o fato de já conhecer o futebol pernambucano, especialmente o Sport, onde conquistou o título estadual de 2006, formando o time que assegurou o acesso à Série A (já sob a batuta de Givanildo Oliveira).

Este ano teve grande passagem pelo São Caetano-SP (vice-campeão paulista) e classificou o Cruzeiro-MG para a Taça Libertadores do ano que vem. Em seu currículo tem ainda passagens pelo Figueirense-SC (campeão catarinense em 2004) e Fortaleza-CE (campeão cearense em 2005).

Redação meuSport.com