Tragédia na Fonte Nova repercute em PE

Após a tragédia que ocorreu ontem na Fonte Nova, onde sete pessoas morreram quando parte da arquibancada desabou, começou a ser divulgado novamente estudos que apontam a situação dos estádios brasileiros. O Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, o SINAENCO, que foi contratado para fazer um diagnóstico dos prováveis locais candidatos a sediar jogos da Copa de 2014, voltou a divulgar detalhes sobre o assunto.  O estudo da SINAENCO foi realizado no início de novembro.

Segundo o presidente da SINAENCO, José Roberto Bernasconi, os estádios em melhores condições são o Morumbi (SP), Maracanã e Engenhão(RJ), Mangueirão (PA), Arena da Baixada (PR) . Entre os piores estavam a Fonte Nova (que foi apontado como o pior estádio), Ilha do Retiro, Arruda, Mineirão (MG) e Vivaldão (AM). Bernasconi fez questão de deixar claro que o estudo feito pelo SINAENCO foi visual. E que para se conhecer o real risco oferecido por esses estádios deveriam ser feitos exames mais elaborados, com testes estáticos e dinâmicos, induzindo vibrações nas estruturas. Como exemplo de estádio onde os testes detalhados foram realizados, José Roberto citou o Morumbi, na que foi avaliado na década de 90.

Bernasconi disse ainda que nada do que foi constatado nos estudos poderia prevêr uma tragédia como a ocorrida na Fonte Nova. O presidente do Sport, Milton Bivar, afirmou que em Pernambuco existe um acordo para vistorias frequentes nos estádios, principalmente antes das partidas. “O que aconteceu na Bahia serve como alerta. Vamos fazer uma reavaliação dos nosso estádio. Queremos garantir o melhor para o nosso torcedor”, afirmou o presidente.

Gustavo Paes
Redação meuSport.com