MARKETING – Entrevista Carlos Frederico

O empresário Carlos Frederico Fernandes de Melo é o vice-presidente de marketing do Sport, cargo que não planejava o ocupar quando começou a se envolver com o clube. Mas a vontade de implantar um novo modelo de administração em uma instituição do tamanho do Leão o colocou nesse posto. Amigo pessoal do Presidente Milton Bivar, Carlos Frederico chegou ao clube no início do ano, para formar um colegiado que iria discutir os rumos do marketing do Sport. Mas quando o trabalho começou a ficar complicado, o rumo da história mudou. “No começo havia mais de dez pessoas comparecendo as reuniões. No encontro seguinte esse número diminuiu para oito, depois para seis. Até que 15 dias depois, só restava eu”, conta empresário. Milton Bivar não teve dúvidas e nomeou Carlos Frederico para o cargo que hoje ele ocupa.

O pricipal objetivo sempre foi criar o Departamento de Marketing do Sport, profissionalizando o quadro de funcionários e colocando o rubro-negro em um novo patamar administrativo. Essa conquista ficou para 2008. Esse ano Carlos Frederico se dedicou a valorização da imagem do Leão e a construção de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho, como o site e a loja oficial do clube. O vice-presidente adiantou ainda na entrevista para o meuSport.com, uma novidade que deve ser lançada nas próximas semanas: um sistema SMS de envio de notícias do Leão pelo celular. O usuário cadastrado poderá ainda aderir um pacote para acompanha o jogo lance a lance, também pelo aparelho. Confira mais detalhes sobre tudo o que foi conquistado e o que ainda será feito pelo marketing do Sport.

LOJA

“É uma loja diferenciada, que vai destoar de tudo que foi feito até agora. É imensa, foi tudo muito estudado. Nos baseamos no modelo de loja do time do Arsenal da Inglaterra.” É com esse entusiasmo que Carlos Frederico explica o conceito da nova loja, que será inaugurada no dia 20 de dezembro. Com 510 metros quadrados, a loja está sendo construída em uma área externa, ao lado da sede do clube.

O padrão europeu ao qual o vice-presidente se refere está no serviço diferenciado. “A loja será repleta de produtos. Ao invés de colocar uma camisa de cada modelo, ou uma de cada tamanho, teremos dez unidades do mesmo produto. O cliente pega sua camisa ou produto no suporte e pode levar direto para o caixa. É um auto-serviço”, explica. A loja do Sport vai ser inaugurada com pelo menos 30 produtos licenciados para venda. Segundo Carlos Frederico esse número logo vai passar a casa dos 50.

Um bar temático será instalado dentro do prédio onde funciona a loja. A experiência com o Fiteiro da Bola serviu para que a antiga idéia do bar fosse adaptada. “Vimos que a procura não foi tão grande nos dias em que não havia jogos. Então reformulamos o modelo. O bar vai funcionar como um cyber-café nos dias normais, com uma atividade reduzida. Nos dias de jogos ampliaremos o serviço e faremos as adaptações necessárias”, afirma Carlos Frederico.

LOTTO

“ A grande vitória nessa nova parceria foi o contrato, com o pagamento de Royaltie variável. Com a Topper ganhávamos um valor fixo, sem percentual sobre a venda de camisas. O novo contrato com prevê que ganharemos também de acordo com as vendas”, explica Carlos Frederico. A empresa italiana chega ao Brasil para conquistar espaço em pouco tempo. No nordeste, o Sport é o único clube parceiro dos italianos.

A Lotto vai fabricar material esportivo para todas as modalidades e irá lançar uma linha de moda, baseada nas cores do Leão. O acordo foi fechado junto à empresa Fillon, que fabrica para a Lotto. A Fillon também vai administrar a loja do Sport, através da Roxos e Doentes, ramificação da empresa que gerencia o marketing esportivo em vários clubes brasileiros. “Essa integração entre quem fabrica o material esportivo e a administração da loja nos dará agilidade para a reposição de produtos”, afirma Carlos Frederico. Existe a possibilidade de que a nova camisa do Sport, já com a marca Lotto, seja lançada no dia da inauguração da loja.

PIRATARIA

“Pela primeira vez o Sport vai tomar uma ação penal contra quem vende os produtos piratas”, diz Carlos Frederico. Segundo ele, o clube tem sérias dificuldades legais para entrar com uma ação judicial, ou para encontrar o foco do problema. Dessa vez quem fica encarregado do combate a pirataria é a própria fabricante de material esportivo, no caso a Lotto. “As ações serão duras, pois a Lotto entra na justiça como uma empresa que está tendo os direitos feridos”, afirma.

PATROCÍNIO 
 
“Conseguimos a valorização da marca. Hoje somos respeitados, podemos até dizer não em algumas situações”, afirma o vice-presidente. A negociação para o patrocínio do Sport para 2008 depende da classificação do time ao término do Brasileirão. “Estava negociando em cima de três valores. Um valor caso o time ganhasse a vaga na Libertadores,que foi descartado. Agora trabalhamos com a vaga na Sulamericana ou apenas a permanência na Série A”, explica.

Segundo Carlos Frederico a possibilidade de um patrocinador unificado na camisa se tornou difícil. “Você sair de vários patrocinadores para apenas um é uma tarefa muito complicada. Mas já pretendemos trabalhar de uma maneira bem diferente, com uma quantidade menor de anúncios na camisa. Queremos fortalecer alguns acordos com patrocinadores fortes.”

FUTURO

“Hoje a criação do departamento de marketing depende de uma decisão interna do clube. É minha principal missão, cuja necessidade eu reforço freqüentemente junto ao Milton Bivar. Se não conseguirmos essa profissionalização, não colheremos frutos do tamanho da semente que plantamos”, diz Carlos Frederico. “O Memorial do Sport é outro grande vitória para o ano que vem. É diferente da loja, pois é mais caro e o investimento tem que ser feito todo pelo clube”, conta.

Quanto ao mastro do Sport, que está sendo construído com o suporte do Conselho Deliberativo do clube, Carlos Frederico também se mostra entusiasmado. “Apesar de ser uma obra que não partiu do meu setor, acho uma construção muito importante e representativa”, conta. Outra questão que não está ligada diretamente ao departamento de marketing, mas para qual o vice-presidente olha com carinho, é a administração do estádio. Carlos Frederico acredita que o futuro está na gestão independente. “Sou a favor que a Ilha do Retiro tenha um gestor, que responda diretamente ao presidente do clube. Uma empresa que pense no estádio 24 horas por dia”, afirma.

Sobre sua continuidade no cargo de vice-presidente de marketing, Carlos Frederico diz que inicialmente fica até o final do mandato de Milton Bivar. “Primeiro estou enquanto o presidente estiver, estou no cargo por um chamado dele”, diz. “Quero o departamento de marketing funcionando, esse sempre foi o objetivo. Até agora não inventamos nada, reunimos várias ações que deram certo em outros lugares, e tem dado certo também conosco”, completa Carlos Frederico.

Gustavo Paes
Redação meuSport.com