Conheça a Brava Ilha

“A Brava Ilha nasceu para tentar mudar um pouco a postura da torcida do Sport. Algo como nos anos 80, quando ela gritava e cantava mais, apoiando o time nos 90 minutos.”

A frase acima é de Márcio Lobo, um dos fundadores do Movimento Brava Ilha. Para quem ainda não conhece, essa turma começou a se reunir na Ilha do Retiro no dia 25 de março. Uma vitória do Sport sobre o Serrano, em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Pernambucano. A presença virou um ritual. Em todos os jogos do Sport eles estão lá, na arquibanca frontal da Ilha, próximos à saída 3.

Márcio explicou que a Brava Ilha não é uma torcida organizada, por isso no começo houve resistência de algumas pessoas em aderir ao movimento. “Não somos uma torcida organizada. É um movimento aberto. As pessoas chegam no jogo, e se juntam a nós para cantar e apoiar o Sport”, disse Márcio. A liberdade está presente também na organização da Brava Ilha. Eles possuem um núcleo, formado por 11 pessoas, que definem questões como o repertório, formação da banda presente nos jogos e distribuição de panfletos. O detalhe é que no núcleo não há qualquer tipo de hierarquia e as decisões são tomadas através de votação.

Outro grande destaque da Brava Ilha são as canções. Eles tiveram que ampliar o tradicional repertório dos torcedores por causa do fator tempo. “Cantamos várias canções tradicionais, mas como tinhamos que ter um repertório para 90 minutos, decidimos fazer versões de músicas de outros times, do Brasil e da América do Sul”, afirmou Márcio. Há adaptações de cantos de times como Cruzeiro, Boca Juniors e River Plate. “Mas isso é temporário. Nosso objetivo é criar um repertório próprio, com músicas que a torcida do Sport possa se identificar mais”, completa o torcedor. Para que ninguém fique perdido durante a cantoria, eles distribuem panfletos com as letras das músicas cantadas durante os jogos.

Segundo Márcio Lobo, o crescimento da Brava Ilha começou tímido, mas durante o Campeonato Brasileiro a situação mudou. “A partir do jogo contra o Atlético Paranaense, o número de torcedores que se uniram a Brava Ilha triplicou”, disse. Na última sondagem (o movimento passa uma ata para saber aproximadamente quantas pessoas estão com o grupo), mas de 100 pessoas estavam reunidas para cantar e incentivar.

Se você quiser conhecer a Brava Ilha, eu reforço o convite. Arquibancada frontal, próximo à saída número 3. Hoje às 20H30, você pode estar junto com eles para apoiar o Sport contra o Fluminense.

Gustavo Paes
Redação meuSport.com