Base – Futuro desperdiçado

As equipes de base do Futsal rubro-negro colecionam títulos nacionais, como os Brasileiros de 2001 e 2006, conquistado no mês passado. Além disso, os leoninos são peças fundamentais no sucesso do Futsal pernambucano no Campeonato de Seleções, também campeão nacional em julho último. Motivos para orgulho e festa? Sim, sem dúvida. Porém, para muita preocupação também.

Vítor MendesOs garotos que hoje brilham com a camisa rubro-negra nas quadras não contam com nenhuma perspectiva de futuro na Ilha do Retiro, assim, se vêem obrigados a buscar oportunidades em outros clubes, normalmente nos adversários locais. Jovens promessas de craques como Vítor, Fernandinho, André Terácio e Nathan são diamantes que precisam e querem ser lapidados, contudo, não contam com o interesse do Sport em fazer isso por eles. Em resumo, os talentos produzidos no Ginásio Marcelino Lopes encontram portas fechadas na Ilha e oportunidades nos adversários.

FernandinhoFernandinho já treina no Santa Cruz e Vítor recebe forte assédio do Náutico. Ambos, assim como os demais, poderiam e gostariam de dar continuidade às suas carreiras no Leão da Ilha, mas são desencorajados pela falta de investimento na base, a desorganização e o descaso com aqueles que poderiam ser os futuros ídolos do torcedor rubro-negro.

Até quando o Sport insistirá em não aprender com os próprios erros e seguirá repetindo-os? Há anos que amargamos as consequências da desativação das categorias de base e pelo visto a lição não foi assimilada.