Basquete – Sport estréia no Nacional feminino

  A elite do basquete nacional entra em ação hoje na oitava edição do Campeonato Nacional da modalidade da categoria feminina. A competição vai contar com nove equipes, sendo a grande maioria – sete, no total – de São Paulo, uma de Pernambuco e uma de Goiás. O único representante estadual, o Sport, estréia hoje, às 19h (horário do Recife, com transmissão do Sportv) no Sesc Santo Amaro, contra o Limpol/São Caetano (SP).


O técnico rubro-negro, Roberto Dornellas, sabe que a largada no Campeonato Nacional não será nada fácil.  “Vamos pegar de cara duas pedreiras (falando também do adversário do domingo, Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, às 9h, no Sesc). Para o jogo de hoje, o São Caetano vem reforçado de atletas da seleção brasileira e, se já era uma equipe para ficar entre as três melhores, agora é mais ainda”, ressaltou.


Mesmo assim, ele garante que a expectativa do Sport é muito boa e, quem sabe, fazer uma campanha melhor do que as duas outras participações no Nacional (foi quarto em 1999 e oitavo em 2000). “É o primeiro jogo, em casa, abertura de campeonato. Não sei se as jogadoras vão sentir a estréia, a pressão. Sabemos que o resultado que vier agora não vai determinar o final. E nosso objetivo é crescer durante a competição”, garantiu.


O Limpol/São Caetano, por sua vez, promete entrar em quadra contra o Sport com uma postura cautelosa, valorizando a posse de bola e usando como armas as pivôs Eliane e Maristela, que têm 1,90 metro de altura.


A primeira rodada será completada por outros três jogos: APUC/Goiás (GO) x Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, em Goiânia; Santo André (SP) x Jesus Adolescente/CELT/ Catanduva (SP), em Santo André; Associação/São Bernardo (SP) x AD Wimpro/ Guarulhos (SP), em São Bernardo. A equipe paulista Pão de Açúcar/ Unimar/Marília vai folgar hoje.


A primeira fase da competição será disputada em turno e returno, com todas as equipes se enfrentando entre si. Depois, os oito melhores times se classificam para as quartas-de-finais, que serão disputadas em play-off de cinco partidas. Na seqüência, os quatro melhores disputam as semifinais, de onde saem os dois finalistas.