Futsal – Leão encara a Liga Nordeste

A primeira edição da Liga Nordeste de Futsal da categoria adulta masculina começa hoje com a participação de 13 equipes de sete estados. O campeão conquista vaga na Super Liga, que acontece em dezembro, em Belo Horizonte, juntamente com a presença dos campeões das Ligas Nacional, Sul, Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Pernambuco será representado por Universo e SPORT, campeão e vice do Pernambucano de 2004, respectivamente, que só estréiam na Liga Nordeste na próxima segunda-feira.

As 13 equipes em disputa foram divididas em três grupos e, daí, subdivididos em duas chaves. Os times estaduais estão no grupo B. Sendo a Universo na chave B1, junto com ABC (RN), primeiro adversário, na segunda-feira, às 20h15, e Bota Fogo (PB). Já o SPORT está na chave B2, com América (RN), adversário da segunda-feira, às 20h15, e Servircar (PB).

No grupo A estão Paulo Afonso (BA), Juventude Estância (SE), SK Sport (AL), na chave A1, e Moita Bonita (SE) e Piranhas (AL), na A2. Na chave C, só tem Ceará e Fortaleza (BA), que vão disputar entre si o primeiro lugar (Piauí e Maranhão desistiram).

Na primeira fase, as equipes jogam entre si, classificando-se oito times para a segunda fase, sendo o primeiro colocado de cada chave e os dois times com melhores índices técnicos. Daí serão realizados jogos de ida e volta e os quatro melhores se classificam para o mata-mata, de onde sairão os dois finalistas.

A Federação Pernambucana de Futsal comemora a realização da Liga Nordeste da modalidade. “Essa é a ressurreição do futsal do Nordeste. É a oportunidade que a região tem de realizar um intercâmbio e buscar a consolidação do nosso futsal, realizar uma grande competição e ter mais facilidade de buscar novos parceiros”, disse o superintendente Luiz Cláudio de Carvalho.