Carta ao presidente Luciano Caldas Bivar

O PeloSportTudo publica na íntegra a carta elaborada na reunião entre as organizadas do Sport e importantes representades de sua torcida, tais como conselheiros e grupos de abnegados, que ocorreu na primeira segunda-feira do mês, dia três de outubro, no Bar do Tênis. O documento foi protocolado para a presidência do clube na última terça-feira.

Excelentíssimo Senhor Presidente Luciano Caldas Bivar

Nós, Rubro-negros, viemos por meio desta explanar alguns pontos discutidos na reunião realizada no dia 3 de outubro de 2005, na qual participaram membros das torcidas SportNet, PeloSportTudo.com, Sindicato, Jovem, dentre outras organizadas, além de alguns sócios e conselheiros do clube, com o intuito de levar ao conhecimento e cobrar algumas atitudes de V. Sa.

Em princípio, ficou claro que o processo sucessório que o levou de volta à presidência foi conduzido de forma equivocada, tornando-se até motivo de piadas e chacotas devido aos candidatos que surgiam quase diariamente, dentre outras falhas. Na época, o Sr. Severino Otávio (Branquinho) comprometeu-se em  fazer parte da diretoria de Futebol e, de forma inexplicável, abandonou o nosso Clube traindo a confiança de todos.

A pressão pela volta do Senhor ao comando do clube partiu de vários segmentos da nossa torcida e, de certa forma, V. Sa. foi pouco atingido pelas críticas que couberam aos jogadores e diretores do clube pela pífia temporada de 2005.

O primeiro ponto questionável é que no dia-a-dia do nosso Sport não se sabe a quem sugerir, solicitar ou opinar. Há uma grave falha na delegação de poderes aos que estão presentes. Sabe-se que V. Sra. é ocupado e que pouco freqüenta as dependências do clube, então, é plausível de críticas quando o funcionamento do clube não está ao menos praticável. Talvez haja uma sobrecarga aos que ali estão ou até mesmo falta de competência. Concluímos ainda que, apesar dos afazeres, V. Sa. peca pela pouca presença no clube.

Ainda em conclusão ao assunto, verificou-se que a responsabilidade pela campanha catastrófica de 2005 dá-se, em sua maior parte, por culpa do Sr. Severino Otávio, quando este não comandou o processo sucessório de maneira correta e deixou de planejar de forma competente o início da gestão de V. Sa.

2005, ano do nosso Centenário, não era ano para “experiências”, e sim de demonstração de todo o comprometimento dos Rubro-Negros mais experientes para com o clube, mas, infelizmente, o ano já começou com Heriberto da Cunha – com toda sua incapacidade no comando do time – e com “sumiço” de alguns competentes Rubro-negros.

Contrariando a nossa expectativa, o Sr. Severino Otário não compareceu ao clube e ainda conseguiu deixar resquícios da péssima diretoria de futebol de 2004, caso do Sr. Ricardo Brito.

Com base na campanha que nos rendeu o terceiro lugar no Campeonato Pernambucano, a não classificação à Copa do Brasil e o resultado vergonhoso da Série B, requeremos à V. Sa. a destituição dos cargos dos seguintes membros da diretoria de futebol: Sr. Ricardo Brito (já afastado), Sr. Marcos Amaral, Sr. Guilherme Beltrão, Sr. Milton Bivar. Entendemos que estes foram os responsáveis diretos pela pior campanha do Sport Club do Recife em campeonatos brasileiros.

Sugerimos que V. Sa. dê “carta branca” aos Senhores Homero Lacerda, Gustavo Dubeux e Eduardo Monteiro para que façam a composição de uma nova diretoria de futebol. Apoiamos incondicionalmente os três acima, inclusive aos nomes que serão escolhidos pelos mesmos.

Salientamos que o voto de confiança dado ao Sr. Gustavo Dubeux se dá pela significância de uma renovação no Sport. Ele se mostra entusiasmado para novos desafios, e, além de tudo, não possui vaidades. Entendemos que o Sr. Gustavo Dubeux pecou devido à inexperiência, mas, mesmo assim, reiteramos nosso apoio a sua pessoa, visto que, apesar de tudo, bons jogadores foram contratados e os salários foram mantidos rigorosamente em dia até o término da nossa participação na Série B.

Para representar o Sport Club do Recife junto à FPF (Federação Pernambucana de Futebol), sugerimos os nomes do Sr. Fernando Pessoa, Sr. Marcos Belfort e do Sr. Carlos Frederico. Concluímos que os três nomes citados têm total capacidade de defender os nossos interesses naquela instituição.

Solicitamos, por fim, que V. Sa. tome atitudes urgentes para o começo do planejamento do futebol no ano de 2006 com a não renovação dos contratos dos jogadores Maizena (goleiro), Sandro (zagueiro) e Marquinhos (lateral-esquerdo), visto que esses atletas, além de não terem condições técnicas de figurar no elenco do Sport, são nocivos ao bom ambiente do clube.

Do mesmo modo, V. Sa. deve ordenar a rescisão contratual de Leanderson (volante) e de Igor (goleiro), com base em que ambos também demonstraram não terem capacidade de vestir a camisa do nosso Clube e, ainda, a demissão de “Catatau” e Ivan Carneiro, membros da comissão técnica.

Informamos ainda que esta carta será integralmente publicada nos sites meuSport e Sportnet 48 horas após ser protocolada para a presidência junto à secretaria do nosso Clube, assim como distribuída para as TVs, Jornais e Rádios do Estado.
 
Sem mais para a ocasião.

PELO SPORT TUDO!

PeloSportTudo.com
SportNet
Sindicato
Bafo do Leão
Torcida Jovem
Treme-terra
Gang da Ilha