Vôlei – Sport estréia na Liga com alguns problemas

Longa inatividade e falta de adversários mais fortes são os maiores problemas da equipe masculina do SPORT/Maurício de Nassau, que disputa a fase final da Liga Nacional de Vôlei, em Cuiabá-MT, a partir de amanhã. A equipe rubro-negra está na chave A, junto com Assembléia Paraense, Cimed-SC e Shopping ABC/Aramaçan/Santo André-SP. Na chave B estão Upis-DF, Nilton Lins-AM, Wizard/Campinas-SP e Joinville-SC.

O primeiro adversário dos pernambucanos será o Santo André, amanhã, às 16h. Quinta-feira será a vez da Assembléia Paraense, às 20h. Por último, sexta, os leões encaram o Cimed, às 18h. Os dois melhores de cada chave se enfrentam nas semifinais. Os dois finalistas estão classificados para a Superliga 2005/2006, que começa em novembro.

O técnico do SPORT/Maurício de Nassau, Gilberto Freitas, lembra que sua equipe está sem disputar um jogo oficial há cerca de um mês, quando terminou a fase regional da Liga Nacional. Como não há adversários na região no mesmo nível das equipes que o Leão vai encontrar em Cuiabá, a preparação ficou restrita aos treinamentos na Ilha do Retiro. “A equipe é experiente e habilidosa, mas está faltando ritmo de jogo. O Santo André, por exemplo, disputa o Campeonato Paulista, que é muito forte”, avaliou.

A esperança de Gilberto é o fator surpresa, pois as equipes que disputam essa fase nunca se enfrentaram. “Assim como não os conhecemos, eles também não nos conhecem. Acredito que o primeiro jogo vai ser decisivo”, afirmou. Outra desvantagem é a estrutura altamente profissional dos adversários. “O que nós fazemos em um mês, eles fazem em uma semana”, disse o preparador físico Carlos Gilberto Júnior.

No próximo ano, o time da Ilha pode competir por uma equipe de São Paulo. “Um time de Santos (não disse o nome) fez uma sondagem para o Sport representá-lo em 2006”, contou.

O SPORT/Maurício de Nassau conta com a experiência de atletas que já atuaram no vôlei de praia, como o ponta Adriano Francismar, o meio-de-rede Rafael e o oposto Murilo. Para Francismar, a competição será um bom aprendizado, já que desde 1998, o vôlei leonino não chegava à fase final. “Vamos mais para aprender e tentar jogar bem. No ano que vem, com um bom patrocínio, podemos ir para brigar por uma vaga na Superliga”, opinou.

Ele concorda com o treinador quando o assunto é a falta de jogos após o encerramento da fase regional e espera que haja pelo menos um amistoso, hoje à tarde, já em Cuiabá. “O time tem uma boa experiência, mas sem jogar fica muito difícil. Esperamos fazer pelo menos um amistoso quando chegarmos lá.”

No feminino, SPORT/Maurício de Nassau e AABB-PE representarão o Nordeste. A competição começa no próximo dia 21, também em Cuiabá. O Sport, na chave A, encara a Liga Santista/Santos-SP. Já a AABB, na chave B terá pela frente a Upis-DF.