Vôlei – Sport estréia na fase final da Liga Nacional

A equipe masculina do SPORT/Maurício de Nassau tem o primeiro desafio na fase final da Liga Nacional de Vôlei, hoje, às 17h (hora de Brasília), diante do Shopping ABC/Aramaçan/Santo André, no Ginásio Verdinho, em Cuiabá-MT. A partida também marca o reencontro do vôlei masculino pernambucano com a fase final da competição, já que a última vez foi em 1998.

A etapa final da Liga conta com oito equipes divididas em dois grupos de quatro. O SPORT/Maurício de Nassau está na chave A. Os dois melhores de cada chave se enfrentam em semifinais, no sábado. Os finalistas estarão classificados para a Superliga 2005/2006, que começa em novembro.


Com um time mesclando juventude e experiência, os leões têm os pés no chão. Não acreditam em chances concretas de conseguir uma vaga na Superliga, principalmente, pela dificuldade de preparação. Como Pernambuco é referência no vôlei nordestino, o time ficou sem adversários de peso para manter o ritmo de jogo após o encerramento da fase regional, há cerca de um mês.


“Fomos campeões da fase regional sem perder um jogo. O único time que dificultou um pouco foi o Cabo Branco-PB, que trouxe jogadores de fora”, disse o técnico rubro-negro, Gilberto Freitas. Como os oponentes mais qualificados estão no eixo Sudeste-Sul, os poucos recursos financeiros atrapalham. “Não temos como sair daqui e enfrentar uma equipe mais forte. Se fizéssemos bons amistosos, teríamos muito mais chances”, apontou o treinador.


O problema, que aflige todos os esportes amadores, é patrocínio. O Sport conta apenas com a parceria da Universidade Maurício de Nassau, que fornece bolsa de estudo para os atletas. “O problema é que o clube ainda depende muito do futebol e, quando ele não está bem, o dinheiro não aparece”, avalia.


Entre os destaques, estão o levantador Hermógenes, o meio-de-rede Adriano Francismar e o também meio Rafael, que já defendeu a seleção brasileira juvenil. “Temos um time alto e habilidoso, mas está faltando volume de jogo por causa do longo tempo sem jogo. No Sul, por exemplo, eles treinam todos os dias em dois períodos”, apontou Gilberto.


Um dos mais experientes do elenco, Francismar, argumenta que um bom desempenho dos leões nessa fase final pode abrir melhores perspectivas para 2006. “Se jogarmos bem, podemos conseguir algum patrocínio para o próximo ano e aí entrar para conseguir a vaga na Superliga.”