Sport nunca esteve entre os piores

Se retrospecto valesse de alguma coisa no futebol, os torcedores do Sport não teriam com o que se preocupar. Na edição atual do Campeonato Brasileiro da Série B, os rubro-negros não terminaram uma rodada sequer no grupo dos seis piores classificados da competição, nunca estiveram na zona de rebaixamento. A pior fase do Leão da Praça da Bandeira aconteceu ao término da quinta rodada, quando a equipe leonina somava apenas cinco pontos e estava ocupando a 16ª posição, um posto acima do primeiro time da lista de rebaixamento ao Campeonato Brasileiro da Série C do próximo ano.

Mas todo o cuidado é pouco. Como a competição ainda não acabou, o risco de o Sport bater a marca negativa persiste. Dependendo dos resultados da última rodada, que será toda ela realizada no próximo sábado, a equipe poderá terminar a Série B até mesmo na 18ª colocação. Basta que o Leão perca para o Gama, na Ilha do Retiro, o CRB bata o Criciúma, no Heriberto Hülse, o Ceará vença o Vila Nova, no Castelão, o Vitória supere a Portuguesa de Desportos, no Barradão, haja vencedor na partida Paulista x Bahia, no Jaime Cintra, e a Anapolina mande um chocolate para cima da União Barbarense, no Jonas Duarte.

Rebaixamento, porém, não passa nem perto da cabeça dos diretores, jogadores e comissão técnica leonina. O pensamento é o de vencer os brasilienses e terminar a competição com “honra”. Há possibilidade de, com mais três pontos, fechar as 21 rodadas da Segunda Divisão na nona colocação. A probabilidade se concretizaria se Ituano e São Raimundo, que se enfrentam no Novelli Júnior, não passassem de um empate e o Náutico perdesse a partida para o Caxias, nos Aflitos. “O compromisso da vitória é exclusivo dos jogadores. Seria bom terminar o mais próximo possível do G8”, disse o vice-presidente de Futebol, Gustavo Dubeux.

O Sport esteve a maior parte da Série B rondando as posições da zona intermediária da tabela de classificação. A equipe passou exatamente 13 das 20 rodadas disputadas até o momento entre as nona e 16ª posição. Apenas em sete esteve colocado entre os oito melhores times. A melhor colocação foi alcançada ao término do 11º giro do campeonato. Os rubro-negros golearam o Vila Nova por 5×2, na Ilha do Retiro, foram a 18 pontos ganhos e ficaram em quarto. Ocuparam a quinta colocação uma vez – na décima rodada -, a sexta em duas oportunidades – nas segunda e 12ª jornadas – e a sétima posição em outras três – nos terceiro, oitavo e 16º giros. O posto mais ocupado, coincidentemente, foi o atual (12º) – depois das quarta, sétima, 13ª, 17ª e 20ª rodadas da Segundona.