Russo é uma alma, mas e o time?

É duro reconhecer, mas Russo está certo. Ele errou – e feio – ao armar um barraco em pleno treino, fato captado inclusive pelas câmeras da televisão, mas também se transformou na única voz vinda de dentro do clube a proferir o  que todos nós vimos durante o ano: o time é realmente uma m…


Todo mundo sempre soube do potencial de Russo. Bem preparado e orientado ele seria, sem qualquer exagero, o sucessor natural de Cafu na lateral-direita da Seleção Brasileira. Mas acontece que o rapaz preferiu o caminho de tantos outros boleiros inconseqüentes – a noite, a bebida e,  dizem as más línguas, outras coisas mais – e acabou virando um farrapo da grande promessa que surgiu em 1996.


Chegou para ser a salvação da lateral, mas não conseguiu imprimir uma seqüência de jogos e voltou a alimentar os boatos de que estaria, mais uma vez, curtindo a noite. E porque eu estaria lembrando isso? Que diabos um caso aparentemente isolado tem a ver com o naufrágio do Sport nesse 2005?


A verdade é que o caso de Russo é emblemático no sentido de mostrar o nível de comprometimento dos nossos atletas numa temporada tão crucial. Sim, Ricardo Florêncio não era o único no elenco que tinha o costume de curtir as delícias da noite recifense, e disso muita gente sempre soube, incluindo nossos nobres diretores.


Para piorar, os treinadores que chegaram Heriberto, Adilson, Zé Teodoro, Edinho e Neco) não souberam reprimir o ímpeto noturno da rapaziada, e nem unir o grupo em torno do objetivo de subir à Série A. Quer mais? Pois a nossa direção também falhou feio no sentido de montar um time coeso.


Repito: abrir os cofres e trazer meia dúzia de medalhões decadentes não é garantia de sucesso, nem aqui nem no Cazaquistão. Por isso, caros cartolas, a culpa é, essencialmente, de vocês. Faltou planejamento e sensibilidade. É claro que o Sport não vai cair para a Série C, isso é privilégio de apenas um “grande” clube pernambucano (vocês sabem qual). Mas eu tiro férias
junto o time. Vou parar por aqui e curtir o resto do ano na praia e nos bares. Quem sabe eu não encontro Russo e outros atletas do elenco para uma cervejinha? Tim-tim!!!

À massa rubro-negra que fez do medíocre time de 2005 o recordista de arrecadação da Série B, um grande abraço. As almas passam, mas o Sport fica, grande como sempre.