Rendimento do time em 2005 foi de 50,4%

O desempenho do Sport entre Pernambucano e Série B deste ano não passou, rigorosamente, de mediano. Em 39 jogos disputados, 19 deles em casa e 20 fora, o Leão conquistou 17 vitórias, empatou oito vezes e perdeu em 14 oportunidades. Dos 117 pontos em disputa, levou apenas 59, o equivalente a 50,4% de aproveitamento. Na Ilha do Retiro o número sobe para 61,4%, com 35 pontos ganhos, e longe dos seus domínios desce para 40%, com 24 pontos. O time marcou 57 gols e sofreu 46, obtendo um saldo de 11.


         O rendimento, entretanto, só foi elevado devido ao desempenho no Estadual, onde enfrentou adversários de menor expressão. Apenas dois dos oponentes (Santa Cruz e Náutico) jogaram a Série B, outros dois estiveram presentes na Série C (Serrano e  Vitória) e os cinco restantes deram uma pausa desde o término da competição. Neste panorama, o Leão chegou a 59,2% de aproveitamento, com nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas.


         Na Série B, o saldo negativo de três ao término da primeira fase é o reflexo da fraca capacidade técnica demonstrada pelo time durante os 21 confrontos realizados, sendo dez deles na Ilha do Retiro e 11 fora. No final das contas, o Leão não passou dos 42,9% de aproveitamento, com oito vitórias, três empates e dez derrotas. A título de comparação, o Avaí foi o último dos classificados aos quadrangulares semifinais, com 32 pontos, e alcançou 50,8%.