Remo – Regata centenária

O confuso Campeonato Pernambucano de Remo acabou há duas semanas, mas o esporte volta a ganhar destaque, hoje, a partir das 15h30, com a realização, após três adiamentos (a data inicial era 14 de maio) da regata em homenagem ao centenário do Sport.

O páreo, que será disputado pela equipe rubro-negra, atual campeã estadual, e pelo Clube Internacional do Recife, terá largada nas imediações do colégio CPI, no Derby, com a chegada em frente à garagem do clube leonino, na avenida Beira Rio, ao lado da Ilha do Retiro. Como se trata de uma regata comemorativa, serão disputadas 12 provas, com o percurso reduzido de dois mil para 500 metros.

O Clube Internacional, primeira equipe do Nordeste a adotar o remo como prática, voltou a competir após 117 anos e na regata válida pela última rodada do Campeonato Pernambucano sentiu novamente o gostinho de vencer um páreo. Na ocasião, o clube só disputou duas regatas, mas desta vez, como se trata de uma competição comemorativa vai participar de todas os 12. “Como temos muito remadores, fizemos uma divisão para corrermos todas as provas”, explicou o treinador e coordenador de remo do Internacional, Adilson Lira.

Apesar de todas as dificuldades vividas durante esta temporada, segundo Lira, o Internacional segue firme com o remo para o ano que vem. “No próximo campeonato vamos estar mais competitivos”, garantiu. Para começar, a inauguração da nova garagem do clube – que hoje depende de uma espaço cedido pelo Sport – está prevista para novembro, em Brasília Teimosa. “Será muito legal, pois vamos ter a oportunidade de trabalhar com a comunidade local”, disse Lira, que foi remador há 40 anos.