Melancólica despedida do Sport

A torcida do Sport suportou até os minutos finais, mas deu vazão à sua revolta, vaiando e gritando “timinho, timinho…”, na derrota do rubro-negro para o Gama por 2×0, ontem à tarde, na Ilha do Retiro. Foi uma despedida deprimente da Série B do Campeonato Brasileiro. O pior não ocorreu, que seria a queda à Série C, porque o Vitória, rebaixado ao lado do Bahia, não passou de um empate por 3×3 com a Portuguesa, no Barradão.

Sport e Vitória empataram em pontos (27), mas o time pernambucano levou a melhor no primeiro critério de desempate. Tinha oito vitórias e a equipe baiana, sete. Por isso, o Leão terminou na 16ª colocação, uma posição a mais em relação ao grupo do rebaixados. O Gama, por sua vez, se livrou da queda, passando a somar 28 pontos, na 13ª posição. Após o jogo, os jogadores do time brasiliense foram aplaudidos pelos torcedores rubro-negros e rezaram ajoelhados e abraçados na intermediária do lado do placar.

O Sport apenas confirmou a sua péssima campanha. O time não se encontrou em campo. Os meias Eder e Cleiton Xavier não conseguiram criar boas jogadas para os atacantes Bibi e Jadílson. O Gama marcou forte a saída de bola, sendo comandado pelo meia Lindomar, que teve uma rápida e apagada passagem pelo Náutico.

Sempre atacando com organização, o time do técnico Heriberto da Cunha, ex-Sport, abriu o placar aos 38 minutos. Lindomar cruzou na área para o volante Goeber desviar de cabeça, deixando o atacante Maia livre para mandar a bola ao fundo da rede do goleiro Maizena. Antes do sofrer o gol, o Sport, aos 19, teve uma boa chance numa virada do zagueiro Baggio, mas o goleiro Alencar fez grande defesa.

No segundo tempo, o Sport voltou com o atacante Marco Antônio na vaga de Eder. Aos 5, o lateral Marcos Tamandaré substituiu Possato, que machucou o tornozelo esquerdo. Dois minutos após entrar, Tamandaré cometeu um erro no meio-campo, permitindo o contra-ataque do Gama. Maia penetrou pela direita, driblou Maizena, e aumentou: 2×0.

O Sport se complicou mais ainda, entrou em desespero e não foi feliz nas raras conclusões, como ocorreu aos 27, quando Jadílson cabeceou e a bola bateu na trave. O Gama tomou conta do jogo, marcando e saindo nos contragolpes. Ao time rubro-negro restou o esforço. Mesmo assim, aos 46, o volante Ramalho entrou de forma violenta em Maia e foi expulso.

Na saída do campo, o zagueiro e capitão do time Sandro confessava: “Esta foi a pior temporada da minha vida. Nada deu certo. Agora, precisamos aprender com os erros. A torcida do Sport não merece passar por esses vexames.” A crise tende a aumentar. Amanhã, os integrantes do departamento de futebol devem entregar seus cargos.