Criação de S/A volta a ser proposta

O primeiro efeito da desclassificação prematura do Sport no Campeonato Brasileiro da Série B foi a proposta de criação de um departamento de futebol autônomo na Ilha do Retiro, semelhante ao de um clube Sociedade Anônima (S.A.). A idéia, um desejo antigo do presidente Luciano Bivar, que, ontem, esteve reunido com os vice-presidentes de futebol e administrativo-financeiro, Gustavo Dubeux e Luciano Monte, respectivamente, será apresentada para apreciação do Conselho Deliberativo rubro-negro no próximo dia 27, junto a outras alterações no estatuto leonino. No encontro, ainda ficou definido que todo os integrantes do atual departamento de futebol, que haviam entregue seus cargos, serão mantidos no clube, pelo menos, até o fim deste mês.

Caso a proposta seja aceita pelo Conselho, o departamento de futebol autônomo, que deve ser formado por um colegiado, atuará desvinculado à instituição Sport Club do Recife, assumindo todas as responsabilidades com o futebol profissional e com as divisões de base. “Assim, Luciano Bivar, presidente do clube, passaria a não ter mais interferência direta sobre o futebol rubro-negro”, explicou o vice-presidente administrativo, Luciano Monte.

Mesmo sem querer falar publicamente sobre o assunto, o presidente Luciano Bivar confidenciou a amigos que seu desejo é colocar Gustavo Dubeux na presidência do colegiado, à frente do departamento de futebol autônomo. Os ex-presidentes Homero Lacerda, Wanderson Lacerda, José Antônio Alves de Melo e Fernando Pessoa já foram convidados para discutir, amanhã, às 18h, na Ilha do Retiro, as possíveis modificações do estatuto e suas conseqüências para o futebol leonino. “Queremos fazer tudo de maneira bastante transparente”, disse Luciano Monte.

Enquanto a proposta de criação de um departamento autônomo não é apresentada ao Conselho Deliberativo, a atual diretoria (Ricardo Brito, Marcos Amaral, Milton Bivar, Guilherme Beltrão e Manoel Costa) se reúne, hoje à tarde, sob a tutela do vice-presidente de futebol, Gustavo Dubeux. Em pauta, o andamento das negociações com os jogadores. “Não haverá ‘vassourada’. No Sport não existe lista de dispensa, só existe lista de negociação. Nossos jogadores interessam a vários times do Brasil e do exterior. Temos que liberá-los, precisamos economizar”, garantiu Dubeux. O interesse é evitar as tão onerosas rescisões contratuais.