Copa PE – Estréia leonina não ocorreu

A Copa Pernambuco começou com confusão. O jogo Sport e América, marcado para ontem às 15h15, na Ilha do Retiro, não foi realizado. Com a ausência do policiamento, o árbitro Niélson Nogueira esperou os 30 minutos regulamentares. Após esse período, o presidente do América, José Amaro Moreira, em contato por telefone com os dirigentes Sérgio Serpa e Roberto Zaidan e o técnico Nereu Pinheiro, deu a ordem para o time deixar o campo e ir embora do estádio.

O árbitro partida fará o seu relatório e tem até as 13h de hoje para encaminhá-lo à diretoria da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), que poderá dar a vitória por WO ao rubro-negro. Mas a questão deve mesmo ir parar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

Antes da chegada dos policiais, o árbitro recebeu um telefonema do presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira, para esperar mais 20 minutos. Nesse momento, o time do América estava deixando o estádio. O árbitro reserva, Bruno César Alcântara, ainda tentou convencer o treinador americano a voltar para o campo com seus jogadores. “Eu sou funcionário do clube e estou cumprindo ordens”, justificou Nereu.

O árbitro afirmou que o presidente da FPF tem poderes para ampliar o prazo de espera pelo policiamento. “O poder é do presidente. Agora, vou fazer o relatório de tudo o que ocorreu.”

Ao lado do juiz, o delegado do jogo, Arnaldo Lins, adiantou que os cinco policiais estavam em condições de dar toda a segurança para a realização da partida. “O policiamento chegou. A decisão sobre a tomada de posição do América será da FPF e do TJD.”

Na arquibancada do lado do placar, os dirigentes americanos Sérgio Serpa e Roberto Zaidan se defendiam, afirmando que o clube estava cumprindo o regulamento. Ao mesmo tempo, lembram que o América está baseado na cidade de Bonito. “Alugamos o ônibus e gastamos com a alimentação de 30 pessoas para vir jogar. Quando o time foi embora, os policiais não estavam no estádio. Cumprimos o regulamento”, disse Sérgio.

O diretor de futebol, Marcos Amaral, argumentou que o Sport cumpriu o regulamento e conseguiu o policiamento para o jogo. “Os policiais chegaram. O América é que foi embora.”

A não-realização da partida deixou os jogadores decepcionados. O lateral Cristiano, 24 anos, que veio do Picos, no Piauí, lamentou: “Seria a minha estréia. Mas infelizmente ocorreu toda essa confusão.”

A primeiro rodada da Copa Pernambuco começou sábado. No Cabo, a Cabense venceu o Catendebol, de Catende, por 3×0. Em Limoeiro, Centro Limoeirense 1×2 União, de Paulista, e em Salgueiro, Salgueiro 1×0 Belo Jardim.