Copa PE – Estréia do Leão será de portões abertos

O Sport estréia na Copa Pernambuco, hoje às 15h15, na Ilha do Retiro, contra o América, que mais uma vez representa o município de Bonito. A partida será de portões abertos.

A competição terá a participação de nove equipes. Além de rubro-negros e alviverdes, participam Centro Limoeirense, União, de Paulista, Vitória, Cabense, Catendebol, Salgueiro e Belo Jardim. Este manda seus jogos para o Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, porque o estádio da cidade de Belo Jardim está sofrendo reparos.

A competição será disputada no sistema de pontos corridos e dividida em quatro fases. Na primeira etapa, os nove clubes enfrentam-se em turno único, não havendo assim o segundo turno. No fim, uma equipe estará eliminada, ficando oito para formar quatro grupos de dois, em que haverá confrontos na base do mata-mata, até ficarem os dois finalistas, que disputarão o título de campeão.

A Copa Pernambuco não terá este ano a participação de Náutico e Santa Cruz. Os alvirrubros alegam que teriam prejuízo, com a viagem a Salgueiro. Por isso, preferiram participar do campeonato da Liga Caruaruense de Desportos. O superintendente de futebol do Náutico, Rubens Barbosa, Rubinho, disse que a Liga Caruaruense é mais atraente. “A gente não tem muitas despesas em jogar em Caruaru. O time treina no Recife e vai de ônibus para jogar.”

Os tricolores têm o mesmo argumento. O diretor Murilo Falcão afirmou que a Copa Pernambuco não atrai muito o público. “Analisamos a situação durante dois meses. Chegamos à conclusão de que financeiramente não é uma competição atrativa.”

O Sport vai aproveitar o torneio para testar jogadores, especialmente alguns que vieram do interior, como o volante Marco Cucaú, egresso de Surubim. Ao mesmo tempo, o técnico Neco, coordenador das divisões de base do Sport, mas que está no comando do time principal, observará jovens valores do júnior, como Heider, Diego e Zé Paulo. Mas os treinamentos estão sendo comandados pelo técnico Ataíde, ex-jogador do Sport e do Santa Cruz.

“A Copa Pernambuco é uma maneira de colocarmos a garotada para jogar. Além disso, vamos ter a oportunidade de observar, não apenas os nossos atletas, mas também de outras equipes”, ressaltou Neco.

No América, que treina na cidade de Bonito, o técnico Nereu Pinheiro está formando um time jovem, mas também conta com jogadores mais experientes, como Arley, ex-lateral do Santa Cruz. “Estamos fazendo um trabalho de base. Não estamos visando títulos. Queremos revelar bons valores para o futebol pernambucano.”

Sport: Jefferson, Juninho, Álvaro, Lau e Cristiano, Marcos Cucaú, Erickson, Rubens e Nau, Flávio e Marcone. Técnico: Ataíde.

América: Querequexé, Sandro, Romão, Madson e Bia, Gustavo, Vinícius, Wellington e Pipa, Petrônio e Val. Técnico: Nereu Pinheiro.

Árbitro: Nielson Nogueiro Dias
Auxiliares: Ubirajara Ferraz e Elizabeth Borges