Comemorações do Centenário estão longe de terminar

Os mais desavisados podem achar que as comemorações pelo Centenário do Sport acabaram. Mas uma nova programação de eventos foi elaborada sob a coordenação da empresária Catarina Petribú Bivar, esposa do presidente Luciano Bivar, e gerência da conselheira ilustre Dulce Mousinho: Projeto Sport Século XXI – “Sport, uma razão para viver!”. A primeira festa será o baile “Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima”, marcado para 8 de outubro. No mesmo dia será formalizada a mudança do nome da avenida Frei Matias Teves para Sport Club do Recife, trecho que liga a praça Ademir Menezes à ponte Professor Lima de Castro.

Depois disso, será realizada uma série de eventos voltados para o incentivo à prática de esportes e enriquecimento cultural de crianças e jovens. No dia 12 de outubro, por exemplo, a organização prevê um campeonato de futebol society. Competições de futsal, futebol de campo, hóquei, handebol e xadrez também acontecerão, mas ainda não têm as datas definidas. “É uma forma de trazer os mais jovens para dentro do clube. Tudo isso também serve como agradecimento pela presença dos torcedores no estádio”, disse Catarina Bivar, referindo-se primeiramente às competições e eventos culturais e depois ao baile.

Dentro das atividades culturais, com as datas também a serem definidas, estão previstas oficinas de cerâmica, de papel machê, apresentações teatrais, declamação de poemas e leituras de textos de autores pernambucanos. Um dos pontos altos da programação será a homenagem a Carlos Pena Filho (1929 – 1960). O destaque será uma récita dos versos do poeta, que não escondia a preferência pelo Sport.

Cada jovem e criança que participar dos torneios esportivos ou eventos culturais receberá um diploma de participação confeccionado pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand, que também será homenageado pela comissão organizadora. Ele, aliás, doou o mural que ornamenta o parque aquático da Ilha do Retiro, localizado atrás da piscina utilizada para a prática de saltos ornamentais.