Centenário dentro das quatros linhas

O ano do Centenário do Sport Club do Recife fica marcado pela pior participação do time em campeonatos brasileiros ou competições equivalentes. Desde 1971, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou a organizar as disputas profissionais no País, o Leão nunca esteve tão próximo de ser rebaixado à Terceira Divisão. Terminou a Série B na 16ª colocação, com 27 pontos, e só escapou da degola porque bateu o Vitória no número de vitórias (8×7), primeiro item dos critérios de desempate.


         Antes do péssimo desempenho da temporada atual, curiosamente, a pior campanha do clube em brasileiros era a do ano passado. Apesar de o time ter terminado na 17ª colocação, com 28 pontos, ficou duas posições acima da linha de rebaixamento, já que a competição contou com dois participantes a mais e caiu para a Série C o mesmo número de equipes. O Vila Nova terminou a primeira fase em 18°, com 27 pontos, e separou os rubro-negros do primeiro time da lista dos condenados à queda, o América de Natal, com 26 pontos.


         O Sport participou da Segunda Divisão outras quatro vezes. A primeira delas em 1984, quando os rubro-negros foram eliminados na segunda fase da competição e ficaram entre os 16 melhores. O campeonato contava com 32 equipes. Em 1990, os leoninos, que haviam caído no ano anterior, retornaram à Primeira Divisão como campeões. Já em 2002, o time saiu nas quartas-de-final e ocupou a quinta colocação ao término da disputa. E em 2003, a terceira posição não foi suficiente para recolocar a equipe na elite.


         Nas divisões equivalentes à Série A, as colocações são as mais antagônicas possíveis. O clube já terminou a competição na 92ª posição, em 1979, num universo de 94 agremiações, mas também se sagrou campeão, em 1987, o que, no âmbito das conquistas, veio a ser o maior motivo de orgulho para os torcedores. Ficou em quinto lugar em outras três oportunidades. Durante estes 34 anos, só não disputou nacionais em 1972, por conta da colocação insuficiente no Pernambucano daquela temporada.