Briga política é a principal causa

O drama do Sport teve início em 2001. O clube sofreu uma divisão política radical, com a oposição de um lado e a situação de outro. Naquele ano, Luciano Bivar (atual presidente) havia renunciado à presidência após a perda do hexacampeonato. O Náutico, único hexa do Estado, conquistou o título no seu centenário. Fernando Pessoa assumiu em meio à crise. O time caiu para a Série B, amargando a lanterninha da Série A.

A crise começou quando Luciano Bivar não manteve a base do time pentacampeão de 2000. Na sua campanha à reeleição, ele prometera que não mudaria o elenco com o slogan ‘Time que está ganhando não se mexe’. Mas não compriu a promessa.

Apesar da crise, Fernando Pessoa conseguiu montar uma equipe razoável, com o técnico Heriberto da Cunha. O time fez uma bela campanha na Série B de 2002, ficando na segunda colocação na primeira fase. No entanto, não chegou às finais, pois na segunda fase parou diante do Paulista, empatanto por 1×1, em Jundiaí, e perdendo na Ilha do Retiro por 2×1.

Na temporada de 2003, a melhor desde 2000, parecia que o rubro-negro iria à Série A. Com Severino Otávio na presidência, o grupo do ex-presidente Wanderson Lacerda passou a compor a diretoria. O clube voltou a dominar Pernambuco, conquistando o título estadual, e chegando ao quadrangular final da Série B, sob o comando do técnico Hélio dos Anjos. Mas veio a frustração. A derrota para o Palmeiras por 2×1, em Garanhuns, tirou todas as chances de o time voltar à elite do futebol brasileiro.

O ano de 2004 foi de desespero e erros. No Pernambucano o Sport brigou pela terceira colocação com o Itacuruba. Na Série B foi um fiasco e lutou para não ser rebaixado à Série C. O que voltou a ser repetido na atual temporada, mas já sem Severino Otávio e o grupo de Wanderson Lacerda, que voltou a fazer oposição, embora preferindo ficar em silêncio.

Amanhã, o Conselho Deliberativo vai se reunir às 20h. Especula-se que o presidente Luciano Bivar fará um balanço da sua administração e pretende dar um corte no futebol, reduzindo a folha salarial para a temporada de 2006.