Vôlei – Sport campeão do Zonal Nordeste



Após mais de duas horas de partida, o SPORT/Maurício de Nassau bateu a Associação Atlética Banco do Brasil-AABB por 3×2 (parciais de 21/25, 25/15, 25/23, 20/25 e 15/12) ontem, no Ginásio Milton Bivar, na Ilha do Retiro, sagrando-se campeão do Zonal Nordeste da Liga Nacional de voleibol feminino.

Apesar da derrota, as bancárias também estão classificadas para a fase final da Liga, que será realizada de 20 a 25 de setembro, em Cuiabá-MT. Na preliminar, o Clube Esportivo de Natal venceu a AABB-Natal por 3 sets a 0, ficando com a terceira posição do Zonal Nordeste.

Mesmo com as duas equipes já garantidas para a etapa nacional da competição – ambas ficaram com a primeira colocação dos seus respectivos grupos –, as meninas do Sport e da AABB fizeram um confronto digno da tradição e da rivalidade das duas camisas. O jogo teve de tudo. Ralis intermináveis, defesas com o pé, pressão das torcidas e até uma séria contusão, da atacante Juliana Elias, do Sport.

Como já era esperado, a partida começou bastante equilibrada. As duas equipes se revezaram na frente do marcador até a parte final do primeiro set, quando a AABB acabou fechando em 25×21, após dois erros de ataque da ponta Milka.

Empurrado pela torcida, o Sport voltou mais determinado no segundo set, abrindo logo uma vantagem de seis pontos: 9×3. As bancárias reagiram e chegaram a ficar a três pontos de empatar, mas a levantadora rubro-negra, Karla Uchimura, inspirada, conseguiu deixar as atacantes do Sport sempre em boas condições de matar o ponto. Desta forma, as leoninas fecharam o segundo set em 25×15.

O terceiro set foi um dos mais equilibrados de todos. Nenhum dos times abriu sequer uma vantagem de dois pontos. No final, melhor para o Sport, que fechou em 25×23, após um belo ataque da meio-de-rede Paula. As meninas da AABB voltaram para o quarto set para o tudo ou nada e abriram logo 5×2. No meio do set, a ponta Juliana Elias, uma das principais jogadoras do Sport, torceu o tornozelo esquerdo, após saltar para o bloqueio. As rubro-negras sentiram a ausência de Juliana e acabaram perdendo o set por 25×20.

No tie-break, as meninas do Sport se superaram. Destaque para a ponta Wivian, que voltou da Turquia sábado, onde disputou a Universíade pela seleção brasileira. Cravando duas bolas na quadra da AABB, Wiavian foi decisiva na vitória do Sport por 15×12.

“Foi uma vitória da raça e da superação. Ficamos sem muitas opções de ataque, depois que Juliana se contundiu. Agora é intensificar o treinamento para fazer um bom papel na fase final da Liga”, disse o técnico do rubro-negro, José Alves, acrescentando que ainda espera contar com Juliana em Cuiabá.

“Perdemos vários contra-ataques, que poderiam ter mudado a história do jogo. Estamos fazendo o mais difícil, que é defender as bolas, mas, na hora de matar o ponto, as jogadoras estão pecando”, analisou o treinador da AABB, Edinilton Vasconcelos.