Vaga em risco após novo vexame

Apático e sem inspiração, o Sport frustrou sua torcida ao perder pela terceira vez, na Ilha do Retiro, nesta Série B do Brasileiro. O algoz da noite, ontem, foi o Criciúma, agora vice-lanterna da competição, com 16 pontos. A derrota por 1×0 para os catarinenses fez o rubro-negro pernambucano, com 24 pontos, cair da sétima para a oitava posição – pode descer um pouco mais, saindo do grupo dos oito, se o Avaí vencer o União Barbarense, hoje à noite. “Faltou vergonha na cara”, desabafou o desolado zagueiro e capitão Sandro, logo após a partida.

Nem mesmo os mais de 25 mil torcedores presentes foram capazes de, com o seu calor, aplausos e brados ensurdecedores, esquentar o frio time dirigido pelo técnico Edinho Nazareth. Coube ao atacante Éder fazer o gol que deu a primeira vitória ao Criciúma em jogos na Ilha.

Essa foi a terceira vez que o Sport perdeu nos seus domínios diante de um público de mais de 20 mil pessoas. É o que já está sendo chamado de síndrome da “casa cheia”. Antes do Criciúma, o Leão foi batido pelo Santo André-SC (2×1) e o Grêmio-RS (1×0). O Sport terá de vencer três jogos – dois deles são em casa, contra o Bahia e Gama-DF – para se classificar à próxima fase. O terceiro triunfo terá de ser arrancado fora da Ilha, contra o Marília-SP ou diante da Portuguesa-SP.

Mesmo atuando em casa, o Sport se postou na defesa. Quando saia para o ataque, em vez de usar as laterais, tentava tabelas pelo meio, dificultando a penetração na área. Com a fraca atuação de Éder, o meia Allann Delon, escalado para o ataque, era o principal articulador das poucas jogadas criativas.

O volante Marcus Vinícius, depois de um cruzamento da esquerda, testou para a meta, mas Marcelo Flores salvou, aos 10 minutos. Essa chance se constituiu na melhor oportunidade de gol da etapa, embora Cleiton Xavier e Allann Delon tenham tentado o gol com algum perigo.

Era esperado um Sport mais impetuoso na etapa final. Mas o torcedor viu o mesmo time sem atitude e criatividade. Aos 16, Edinho já havia feito duas modificações – o estreante Alexandre no lugar de Cleiton Xavier e Possato no lugar de Marquinhos, o pior atleta em campo, que saiu vaiado pela torcida.

As trocas não surtiram o efeito desejado. Ansioso, o Sport tentava os lances de fora de área, mas os arremates não tinham direção. Aos 24, o jogo começou a virar para o Criciúma. Num contra-ataque, o atacante Éder penetrou na área e chutou em cima do goleiro Magrão, que encaixou a bola. Aos 30, Baggio saiu jogando errado, e o mesmo Éder interceptou a jogada, entrou na área, e dessa vez teve calma para chutar para o gol e decretar o placar final.


Foto: Marcos Michael / JC Imagem