Sport x Criciúma – por Lucas Fitipaldi

O Sport mais uma vez decepcionou seu torcedor! Perdeu para o – até então – lanterna da Série B,  Criciúma, por 1×0, em plena Ilha do Retiro, com mais de 25 mil pessoas. Com a derrota, o time desperdiçou a chance de conquistar a confiança da torcida, que novamente estava motivada na esperança ver o time embalar na competição. Seria a terceira vitória seguida (o Sport até o momento só conseguiu vencer duas em seqüência).

Agora, o time precisa vencer três dos quatro jogos que restam para garantir a classificação, sem depender de ninguém. Ou seja, tarefa complicada – já que o Leão ainda vai enfrentar Marília e Portuguesa fora de casa, além de Bahia e Gama na Ilha.

No primeiro tempo o Sport esteve bem em campo. Com mais volume de jogo e criando oportunidades, o time conseguia ditar o ritmo da partida. A prova disso é que o Criciúma só foi dar o seu primeiro chute a gol, aos 21 minutos, quando o Leão já tinha tido três chances de abrir o placar – em duas cabeçadas de Marcus Vinícius e um chute de Cleiton Xavier, que chegou a tocar a trave.

O atacante Vinícius mais uma vez esteve bem. Se mexendo muito, ele chutou mais duas bolas perigosas na primeira etapa. Já Alan Dellon provou que é meia e não atacante, como alguns imaginavam. O Tigre ficou acuado e vez por outra tentava chutes de longa distância sem levar tanto perigo a meta de Magrão. O primeiro tempo terminou com o time rubro-negro pressionando o adversário. Aos 44, por pouco, Alan Dellon não abriu o placar, após belo passe de Vinícius da esquerda para a direita. O reflexo do time nos primeiros 45 minutos foi a torcida, que aplaudiu a equipe na descida para o vestiário,  mesmo sem o gol ter saído  – detalhe que parecia ser questão de tempo.

Na segunda etapa o Criciúma voltou diferente. E logo aos 3 minutos quase que inaugura o marcador, após uma falha do lateral-esquerdo Marquinhos. O jogador não estava numa boa noite e seria substituído logo depois por Possato. Mas, se o Criciúma voltou um pouco melhor no segundo tempo, o Sport voltou muito pior. O time inexplicavelmente caiu muito de rendimento; jogando de forma desorganizada, sem objetividade, o Sport se resumia as tentativas de Vinícius, que era obrigado a vir buscar o jogo fora da área – o atacante foi um dos poucos que se salvou no time.

Edinho ainda tentou mudar a postura da equipe com as entradas de Alexandre e Marco Antônio, que acabaram não surtindo efeito. Afobado, o time ia para cima de qualquer jeito e cedia os contra-ataques ao Criciúma. Aos 24 minutos, Magrão fez uma bela defesa, num desses contra-ataques, pela direita. Porém, um pouco depois, aos 30, em um lance bem parecido, após falha de Baggio pela esquerda na saída de jogo, o goleiro não foi capaz de evitar o gol. Depois disso, o Criciúma se fechou ainda mais e neutralizou o time leonino – que como em todo segundo tempo – não conseguiu se desprender da marcação adversária.

Entretanto, além da postura do time no segundo tempo, outro fator que irritou a torcida foi o fato do técnico Edinho não ter atendido ao pedido por Bibi. O treinador explicou que naquele momento precisava de um atacante de área, já que Vinícius saia muito para buscar a bola.

O resultado final mostrou que o time leonino não vem sabendo lidar com a pressão de ser favorito. Foi assim nos jogos contra o Santo André, Grêmio e no de ontem. Quando a torcida está mais motivada e confiante o time não consegue corresponder dentro de campo. O próximo confronto é contra o Marília, fora de casa. Mais uma vez o Leão vai sair desacreditado e a esperança é que: assim como nos jogos contra o Náutico, Paulista e Caxias, onde a expectativa não era tanta e o time conseguiu vencer, isso possa voltar a acontecer.


Foto: JC Imagem