Rendimento foi alcançado uma vez

A matemática é simples. O Sport precisa vencer três dos últimos quatro jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série B, conquistar nove dos últimos 12 pontos em disputa. O que não é tão simples assim ou corriqueiro para o Leão da Praça da Bandeira é chegar a este objetivo. Na competição atual, os rubro-negros só alcançaram este rendimento uma única vez. Entre as oitava e 11ª rodadas da Segunda Divisão, o time venceu três jogos, sendo um deles longe da Ilha do Retiro, e perdeu apenas um.

O Sport alcançou os 75% de aproveitamento numa seqüência de quatro partidas consecutivas, o mesmo que levar nove pontos dos 12 em disputa, quando venceu o Ceará por 3×0 (07/06), na Ilha do Retiro, perdeu para o Vitória por 3×2 (18/06), no estádio Barradão, bateu o Paulista por 2×1 (26/06), no Jaime Cintra, e goleou o Vila Nova por 5×2 (02/07), em casa. Na época, o Leão terminou a rodada na quarta posição, o máximo alcançado pelo time até agora, com 18 pontos ganhos.

Os dois adversários que o Sport ainda enfrenta fora de casa nesta Série B, o Marília e a Portuguesa de Desportos, estão entre os quatro mais bem colocados. O MAC é exatamente o próximo oponente do Leão, no sábado que vem, no estádio Bento de Abreu. Já a Lusa será o adversário da penúltima rodada (02/08), no estádio do Canindé. Os outros dois confrontos, na Ilha do Retiro, serão contra equipes que estão na metade de baixo da tabela e lutam para não cair à Série C: o Bahia (23/08) e o Gama (10/09).

Os atletas estão cientes das dificuldades, mas confiantes no potencial. “Alcançamos este bom rendimento contra equipes de qualidade. O Ceará chegou na semifinal de Copa do Brasil e o Paulista foi o campeão da competição. Eram dois adversários complicados e nós vencemos os jogos. Temos condições, até mesmo, de vencer as quatro partidas que restam”, disse o meio-campista Cleiton Xavier, que saiu antes do término do treino de ontem, por conta de uma pancada na coxa esquerda, mas não preocupa os médicos.