Rendimento da defesa caiu

Os dois gols de cabeça – um de Romualdo e outro de Cleisson –, sofridos pelo Sport, no Clássico dos Clássicos, em lances que se desenrolaram dentro da área, são provas da fragilidade da defesa do Leão, nos últimos jogos. Para ser mais exato, desde 18 de junho, dia da derrota para o Vitória-BA (3×2), no Barradão, os rubro-negros têm sido vazados seguidamente. Curiosamente, antes da partida contra os baianos, o time vinha de três jogos sem tomar gols, contra o Guarani-SP (1×0), Santa Cruz (0x0) e Ceará (3×0).

Até a 11ª rodada da Segundona, o Sport ostentou o título, ao lado do Santo André-SP, de melhor defesa da competição. Até aquele momento, o time pernambucano havia tomado 11 gols, contabilizando a boa média de um tento por partida. Nos últimos quatro jogos, o rendimento dos zagueiros caiu sensivelmente, tendo o time tomado sete gols, aumentando a média para 1,75 por jogo. Nas 15 partidas da Série B, o Sport marca um índice de 1,2 tento por encontro.

A melhor zaga da competição é a do Santa Cruz, que tomou 0,93 gol por partida, enquanto a pior é a do Criciúma-SC, com a média de 2,13 gols.

O técnico Edinho Nazareth comentou, após o jogo contra o Náutico, que o Sport não pode tomar os gols nas bolas alçadas à área, com tanta freqüência. “Mas, nesse jogo específico, passei a mão na cabeça dos atletas”, diz. O zagueiro Sandro admite que não são normais os gols que o time está levando. “Erramos na bola parada que nem é o forte do time do Náutico”, lamentou o defensor.