Remo – Homenagens ao Leão

Com o Campeonato Pernambucano encerrado após a segunda etapa e a desistência do Náutico, o remo pernambucano volta a ser movimentado sábado, com a Regata do Centenário, organizada pelo campeão de 2005, o Sport, na programação dos seus 100, completados no dia 13 de maio. Além do Sport, também participa do evento o Clube Internacional. O diferencial da competição é que as 12 provas têm o percurso de 500 metros – o normal é a raia de 2.000 metros –, dando mais ênfase à velocidade. O início está previsto para 15h30, com largada à altura do Colégio CPI e chegada em frente à garagem de remo do Leão, na Avenida Beira-Rio.

As provas obedecerão à seguinte ordem: 4 sem sênior, double júnior, 2 sem sênior, 2 com estreante, skiff júnior, 4 skiff sênior, canoe escolinha, 2 com sênior, 8 com estreante, canoe escolinha, skiff estreante e 8 com sênior.

A regata, na verdade, estava marcada para 14 de maio, um dia depois do aniversário leonino, mas devido às chuvas que trouxeram para o Capibaribe muitas baronesas – plantas aquáticas que flutuam nos rios, também conhecidas por aguapés – foi cancelada. A competição também representará uma homenagem ao presidente de honra do clube, Antônio Maria de Carvalho Lages, falecido no dia 5 de março deste ano. Com o início do Estadual, não houve mais tempo para sua realização.

O Náutico, inicialmente, havia sido convidado, mas os adiamentos e a saída conturbada do alvirrubro do Campeonato Pernambucano alegando favorecimento da Federação Pernambucana de Remo com o Sport deixaram os timbus sem clima para participar da festa. Em novembro, as agremiações pernambucanas voltam para a água, na disputa do Norte/Nordeste.