O dia em que o coração de Cabeção quase parou

A ligação me acordou às 23h de ontem. Era Brivalda, esposa do meu grande amigo Cabeção. Apavorada, ela berrava ao telefone:

– Adelmar! Venha aqui para o Unicordis que o Cabeção teve um princípio de enfarte! Ele disse que precisa falar com você urgentemente!

Àquela altura eu já sabia porque Cabeça tinha ido bater num hospital. Eu tinha ouvido pelo rádio que o glorioso Sport dera uma demonstração cabal de que a mística da raça rubro-negra não morreu, virando em apenas 12 minutos um placar adverso de 2 x 0 contra o Bahia.

Não pude ir à Ilha por conta de afazeres domésticos mas sofri feito um cão sarnento com aquela angustiante distância. Restava agora saber se meu velho amigo não estaria tão mal quanto sua esposa tinha apregoado via Graham Bell.

Cheguei ao hospital e encontrei Cabeção com seu uniforme de luta: uma surrada camisa rubro-negra que lhe foi presenteada por Betão (sério, é verdade) e uma bermuda. Não tinha os sapatos, pois os perdera na comemoração pela vitória. Ao me ver, o velho Cabeça, ainda todo entubado, saiu-se com essa:

– Pô, Adelmar! Que vitória da bexiga!!!

– Pssss! Fica quieto, Cabeção! O médico disse que você não pode se exaltar! – reclamou Brivalda, que estava ao seu lado.

– Que nada, mulher! Adelmar, velho, o negão Jadílson sabe tudo!

– Eu sei, eu sei, eu ouvi que ele fez dois gols, mas relaxa aí, pô! Você teve um princípio de enfarte, cara…

– Foi demais, bicho! Foi demais! Agora a gente se classifica e tu vais engolir aquela tua última coluna pessimista, seu miserável!

– Não foi pessimista, Cabeça, foi realista…

– Pessimista, sim! Você não pode deixar de acreditar na mística rubro-negra! E naquela coluna você jogou a toalha! Olha aí o resultado! Vamos ganhar da Portuguesa e decidir com o Gama aqui! A vaga é nossa!

– Calma, velho, olha a euforia. Eu também quero essa vaguinha tanto quanto você e o resto da massa. Mas agora você precisa relaxar…

– Tá, mas antes uma coisa…

– O quê?

– Vamos puxar um Cazá Cazá aqui!

– No hospital? Endoidasse, Cabeção? Tem um monte de paciente aqui tão enfartado quanto você!

– É tudo rubro-negro, velho! Ou tu achas que só o meu coração fraquejou depois desse jogo?

– É, sendo assim…