Edinho promove mudanças no Leão

Ao chegar à Ilha do Retiro, no dia 25 de julho, diante de um elenco desconhecido, o técnico Edinho Nazareth fez o básico. Armou o Sport, de acordo com o currículo dos atletas – optou pelos experientes e “caros” – e venceu duas partidas (Náutico e Caxias-RS). Depois da derrota para o Criciúma-SC (1×0), na semana passada, e 21 dias de Sport, resolveu mudar, até mesmo para dar chance a outros jogadores pouco utilizados, mas com qualidade. O resultado foi a queda de dois titulares considerados “absolutos”: o lateral-esquerdo Marquinhos e o meia Éder – entram, respectivamente, Possato e o recém-contratado Alexandre.

As modificações estão quase confirmadas, embora a decisão final esteja sendo esperada para o meio da semana, quando o time viaja a São Paulo, onde enfrenta o Marília, pela 18ª rodada da Série B, sábado. O primeiro passo para a ratificação das mudanças já foi dado. No coletivo realizado ontem, viu-se um time mais rápido do meio para o ataque. É tudo o que deseja o treinador, que confia num êxito dos pernambucanos, mesmo longe da Ilha do Retiro.

A idéia de iniciar a semana com um trabalho tático é também no intuito de conhecer outros jogadores. Atletas como os atacantes Rodriguinho e Jadílson, além do volante Fabiano Gadelha, foram acionados entre os titulares em momentos específicos e mostraram um bom desempenho, abrindo um leque de novas opções para o treinador leonino.

“A idéia é conhecer os jogadores e dar oportunidade a todos, até mesmo àqueles que estavam no clube há mais tempo. O coletivo foi bom, o time esteve rápido. Jadílson e Alexandre estão bem-condicionados e agora vão poder ajudar ainda mais”, explanou Edinho Nazareth.

Edinho destacou ainda a movimentação do zagueiro Leo Oliveira, substituto de Sandro, que tomou o terceiro cartão amarelo. Na semana passada, Leo chegou a não treinar. Suspeitava-se de problemas no seu joelho esquerdo. Ontem, o defensor postou-se ao lado de Baggio, participou do trabalho, e não sentiu dores. “Gostei do posicionamento e da movimentação de Leo”, afirmou o treinador.

Possato e Alexandre, que devem ser titulares contra o Marília, mostravam-se entusiasmados. Possato principalmente. É a primeira vez, desde a contusão no tornozelo esquerdo, que o deixou de molho por cinco meses, que veste a camisa de titular.

“Possato é um jogador que foi contratado para ser titular, está travando um bom duelo com Marquinhos, e por enquanto minha opção é ele”, afirmou Edinho.

Alexandre, por sua vez, enfatizou que apesar de o time viver um momento delicado – precisa vencer três das quatro partidas restantes para se classificar às semifinais da competição –, nada está perdido. “Vamos vencer o Marília”, confia.

O único ausente foi o meia Allann Delon. Ele sente dores na coxa esquerda e foi poupado. Hoje, segundo o próprio atleta, deverá ser reintegrado ao grupo. “Não é nada demais. O campo está pesado e Edinho achou melhor não participar do coletivo”, diz. Se não houver mudanças daqui para o dia do jogo, o Sport jogará com Magrão, Marcos Tamandaré, Leo Oliveira, Baggio e Possato, Ramalho, Marcus Vinícius, Alexandre e Cleiton Xavier, Allann Delon e Vinícius.