Éder fica e esquece o Oriente

O meia Éder não vai ter a oportunidade, pelo menos por enquanto, de conhecer o cenário das “Mil e Uma Noites”. A direção do Sport informou ontem que o jogador não vai mais ser negociado com o futebol dos Emirados Árabes. Ele continua na Ilha até o fim do seu contrato: dia 30 de novembro.

O próprio Éder ratificou a informação. A realidade é que o atleta, além de viver um bom momento, não chegou a receber proposta oficial dos árabes, que estavam tratando diretamente com o clube detentor dos seus direitos federativos, o Marília–SP.

“Ele está bem aqui no Sport e quer ficar. Se fosse o contrário, poderíamos ter aberto uma negociação com o Marília”, disse o vice-presidente de futebol, Gustavo Dubeux. Para negociar Éder com o futebol árabe, o Marília teria de desembolsar R$ 240 mil pela quebra de contrato. “Além disso, não haverá mais contratações visando à Série B”, diz.

Segunda-feira, Éder chegou a ficar seduzido pelos petrodólares do Oriente. Ressaltou o pouco tempo de profissão dos boleiros e que era preciso fazer seu pé de meia para poder viver bem quando pendurasse as chuteiras. Mas a transferência prometida pelo Marília nunca foi clara. “Fiz valer a minha vontade, que é de ficar no Sport. Estou feliz aqui”, diz.

A partir de dezembro, Éder vai poder fazer um pré-contrato com qualquer outro clube, já que o seu acordo com o Marília se encerra em maio de 2006. Como vem sendo uma política do Sport adquirir os direitos federativos de jovens valores, ele pode até acertar com o clube leonino, no próximo ano. Nada confirmado oficialmente.

“Seria interessante que o Sport comprasse meus direitos federativos. O clube é uma vitrine na Série B, imagine se estiver na Série A, no próximo ano?”, indaga o atleta. Para não repetir erros passados, a atual direção tem estendido o contrato de vários atletas do elenco. A intenção é formar uma base para que o time leonino não comece do zero a temporada 2006. São exemplos o zagueiro Baggio, os laterais Possato e Leo, o volante Leanderson, o meia Fabiano Gadelha e os atacantes Bibi e Marco Antônio.