Desempenho do Leão melhorou

Tudo bem que a tarefa de vencer três das últimas cinco partidas não é das mais fáceis, mas os dois êxitos seguidos, em cima do Náutico e do Caxias, transformaram o objetivo rubro-negro em algo bem menos complicado de se alcançar. Antes das vitórias, a necessidade era vencer cinco jogos nas sete últimas rodadas da etapa, o equivalente a 71,42% de aproveitamento. Agora, os leoninos precisam manter um rendimento de 60% nos desafios restantes para chegar à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série B.

Ao término das 21 rodadas da primeira fase, o Sport tem de alcançar, no mínimo, um aproveitamento de 52,38%, o mesmo que 33 pontos conquistados. Atualmente, os rubro-negros, apesar de estarem na sétima colocação com 24 pontos, ainda estão abaixo da projeção feita pelos matemáticos para o oitavo classificado, com um rendimento de 50%. “Demos dois passos muito importantes, mas não tem nada ganho. Se não dermos o terceiro, não vai adiantar de nada o esforço feito até agora”, ressaltou o técnico Edinho Nazareth.

Estatísticas à parte, na prática o Sport só depende de fazer o dever de casa para chegar aos quadrangulares semifinais da Segunda Divisão. O caminho mais fácil é garantir a vaga levando os nove pontos que ainda tem para disputar na Ilha do Retiro, contra o Criciúma, adversário de amanhã, o Bahia (23/08) e o Gama (10/09). Fora de casa, a equipe pega o Marília (20/08) e a Portuguesa de Desportos (30/08). Outras possibilidade é vencer duas vezes e empatar três.

O Leão da Praça da Bandeira vem tendo o sexto melhor desempenho da Série B em jogos disputados em casa. Até o momento, o Sport venceu cinco confrontos na Ilha do Retiro, contra União Barbarense (2×0), Guarani (1×0), Ceará (3×0), Vila Nova (5×2) e Náutico (3×2), perdeu dois, para o Santo André (1×2) e o Grêmio (0x1), e ainda não empatou. Conquistou 15 dos 21 pontos em jogo, o que resulta num aproveitamento de 71,42%. Os pernambucanos perdem neste quesito para o Marília, o Vila Nova, o Santa Cruz, o São Raimundo e o Guarani.