Caxias x Sport – por Lucas Fitipaldi

O Sport venceu fora de casa! E mais… De virada! O que não havia acontecido ainda nesta Série B. Mesmo não tendo jogado tão bem, o Leão mostrou poder de reação e agora está de volta ao G-8, com 24 pontos – é o sexto colocado e depende dos resultados de hoje para se manter na faixa dos classificáveis, porém, segue dependendo somente de si próprio para passar à próxima fase.

O Caxias jogou melhor, isso ninguém pode negar. Mas, no futebol, o que vale é o resultado mostrado pelo placar, no apito final do árbitro. Ou será que o torcedor rubro-negro ficou mais feliz nas derrotas para o Santo André, Avaí e Vitória, em que o time saiu derrotado mesmo tendo jogado melhor?

No futebol nem sempre vence o melhor, e principalmente na Série B, não adianta jogar só bonito e bem, o importante é vencer. O Sport trouxe três pontos preciosos de Caxias do Sul e agora só depende das vitórias em casa para se classificar.

Mas, mesmo com a vitória, o time ainda mostrou que tem sérias deficiências. O setor defensivo mais uma vez falhou na bola pelo alto – é importante ressaltar que no segundo tempo nossa defesa tirou várias bolas nos sucessivos escanteios do Caxias. O meio- campo rubro-negro foi engolido no primeiro tempo. Marcus Vinícius, Ramalho, Éder e Cleiton Xavier, não conseguiam conter os avanços do Caxias, por marcarem muito atrás. Pelas chances criadas pelo time Grená, o resultado parcial do primeiro tempo foi justo, mesmo que o gol não tenha sido – Bebeto marcou aos 12 minutos, após um lance de escanteio em que a bola não saiu.

No segundo tempo, o Sport não mostrou um grande futebol. Mas voltou melhor na marcação e teve uma sensível melhora com a entrada do meia Alann Delon no lugar de Marco Antônio, que estava apagado na partida – a substituição ocorreu ainda no primeiro tempo e fez com que o Sport ganhasse mais no meio.

E, mais um vez ficou provado na noite de ontem a importância de Vinícius no esquema Rubro-Negro. O “Tanque” foi oportunista e assim como no clássico contra o Náutico, fundamental para a vitória. Entretanto, o maior destaque da noite foi o goleiro Magrão. Após sofrer um gol – defensável – o arqueiro teve uma atuação brilhante e salvou o Sport em no mínimo três lances de gol. Também é importante ressaltar o gol de cabeça do zagueiro Baggio. Não é justo apenas criticar a defesa, nos momentos de falha.

O placar final de Sport 2 x 1 Caxias não traduziu o que foi o jogo. Em certo momento, lá pelo meio do segundo tempo, quando estava 1×1, muitos já achavam o empate um bom resultado devido à superioridade do Caxias em campo, mas como no futebol o que vale é a competência para botar a bola entre os dois “paus”…

Sport 2 x 1 Caxias, estádio Centenário, pela 16ª rodada da Série B de 2005. É isso que vai ficar registrado na história!