Basquete – Leão de volta à elite nacional

Depois de seis anos de fora da elite do basquete nacional feminino, Pernambuco vai voltar a disputar o Campeonato Nacional da modalidade, que será realizado de 9 de outubro deste ano até 22 de janeiro de 2006, com equipes de todo o Brasil. O time que representará o Estado será o Sport/ Maurício de Nassau, o mesmo que, em 1999, fez uma ótima campanha terminando em quarto lugar.

A participação da equipe pernambucana foi confirmada em reunião, anteontem, na sede da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), em São Paulo, da qual participaram os diretores rubro-negros Roberto Dornelas e Cláudio Marques. No encontro, ficou decidido que a entidade arcará com as despesas de transporte das equipes do sul do País. O Sport, único time fora do eixo sulista a participar do Nacional, não terá direito à regalia integralmente, recebendo apenas um desconto nas passagens aéreas. “Mas nós vamos para o sul poucas vezes, apenas umas três ou quatro, pois quando estivermos lá jogaremos várias partidas. Nós somos a única equipe fora do eixo, se a CBB não pagasse o transporte, elas (as outras equipes) não poderiam vir nos enfrentar aqui”, esclareceu Cláudio Marques.

Assim, a CBB espera a adesão de 10 a 12 times no campeonato, que será transmitido pelo canal de TV paga ESPN Brasil. O regulamento, a confirmação oficial dos participantes e a tabela da competição serão divulgados até o dia 17 de setembro. Já garantiram vaga Santo André, São Caetano, Guarulhos, Ourinhos e Marília, de São Paulo, Tijuca, do Rio de Janeiro, e Florianópolis, de Santa Catarina, de onde mais dois clubes devem se inscrever.

Aproveitando a oportunidade, os diretores rubro-negros, garantiram a vaga do Sport também no masculino. Porém, a reunião que decidirá sobre o campeonato nacional masculino ainda será marcada.

Vagas garantidas, a luta dos dirigentes agora será na busca de patrocínios para as duas equipes. “Agora fica mais fácil, pois poderemos oferecer ao patrocinador uma realidade. Temos um produto melhor para vender”, disse o diretor que avisou: “a qualidade dos reforços vai depender do que nós angariarmos com as parcerias”. Além dos parceiros, o Sport poderá conseguir uma renda extra com a venda de espaço publicitário em cinco placas nos ginásios, que podem ser divididas e virarem dez.