Base – Leão em busca do Tri

Mais enxuto e com o teste de um sistema “antigato”, o Campeonato Pernambucano Aberto Infantil/Juvenil 2005 começa hoje à tarde com um único jogo, entre Roma da Imbiribeira e Sport (atual bi-campeão estadual nas duas categorias), no campo do Derby, às 16h. Antes, às 14h30, no mesmo local, as associações que disputarão a competição participam do desfile de abertura. No entanto, a primeira rodada completa – 58 partidas em 28 campos de 15 cidades – só se realizará no próximo fim de semana, dias 3 e 4 de setembro.

A versão 2005 está 19% mais enxuta do que a de 2004. Este ano, 59 associações mandarão seus times a campo nas duas categorias, contra as 72 do ano passado. A diminuição, segundo a Federação Pernambucana de Futebol, organizadora do evento, é fruto de uma triagem mais rigorosa. “Equipes que nos deram problemas no ano passado, por não terem comparecido a alguns jogos, não passaram por nossa avaliação. O WO é nocivo a uma competição como essa porque há um custo que não pode ser desperdiçado”, explica Bento Ferreira, responsável pelo Aberto.

Além do WO, outro problema da edição passada foi a presença do “gato”, Francisco Clemilton Oliveira Ferreira, meia-direita do infantil do Náutico. O fato provocou a eliminação do clube das finais nas duas categorias – como prevê o regulamento –, ficando a vaga para o rival Sport, que acabou campeão. “Cada associação assinou um termo de responsabilidade sobre as informações que presta sobre seus jogadores. Isso força um cuidado maior com a documentação que elas recebem. Este ano, também pedimos pareceres médicos dos jogadores para evitar problemas em campo”, diz, referindo-se ao Caso Serginho, em que o jogador do São Caetano morreu em campo por causa de um problema cardíaco.

Os 59 times estão divididos em 14 grupos de quatro, havendo apenas um agrupamento com três, nos quais todas as suas equipes se enfrentam em partidas de ida – o que acontecerá até a 5ª fase, a semifinal –, classificando-se os dois melhores de cada um. Na 2ª fase serão formados três triangulares que classificarão os primeiros colocados e outros seis times de melhor índice técnico. Na 3ª etapa, os dois melhores de cada um dos quatro quadrangulares passam à 4ª fase, que, por sua vez, será composta por dois quadrangulares, que também, classificarão os dois melhores de cada um deles. Na semifinal, os 1º lugares de uma chave cruzam com os 2º da outra em jogo único eliminatório. Na final, os vencedores das semifinais duelam em ida e volta pela taça, enquanto os perdedores disputam o 3º lugar, nos mesmos moldes.

O Aberto contará com a participação de cerca de 3.600 jovens, de 13 a 17 anos, que devem estar matriculados na escola. Eles defenderão, sempre nos fins de semana, associações que representam 22 municípios da Região Metropolitana – Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão, Cabo, Ipojuca, Abreu e Lima, Camaragibe, Moreno e São Lourenço da Mata –, Zona da Mata – Glória do Goitá, Bonança, Ribeirão, Chã de Alegria, Catende, Buenos Aires e Jaqueira – e Agreste – Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Feira Nova e Agrestina. O Sertão não tem representantes por causa do custo com o deslocamento e hospedagem.

A novidade em 2005 é que cada associação poderá “contratar” até cinco jogadores de times eliminados na 1ª fase. A intenção é dar oportunidade para que os destaques de equipes fracas tenham uma segunda chance e possam aparecer por mais tempo para os olheiros.