Baggio lava a alma com gol e vitória em Caxias

Ninguém esteve tão feliz quanto o zagueiro Baggio depois de vitória sobre o Caxias por 2×1, sexta-feira passada, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Pode-se dizer que o defensor, ao fazer o gol da vitória dos pernambucanos, estava sentindo um leve gostinho de vingança. Ele iniciou exatamente nas categorias de base do time da Serra Gaúcha, mas não foi aproveitado quando estourou a idade permitida para atuar nos juniores.

Após a partida no Rio Grande do Sul, Baggio contou que a primeira coisa que fez quando assinou contrato com o Leão da Praça da Bandeira, no início da Segunda Divisão, foi conferir onde o Sport enfrentaria o Caxias, se na Ilha do Retiro ou no estádio Centenário. “Esperei bastante por este jogo. Quando vi que jogaríamos aqui, passei a pensar que não poderia sair de campo sem a vitória. Ela acabou se concretizando, e, o melhor, com um gol meu”, disse o defensor, que deixou sua marca aos 37 minutos do segundo tempo.

O zagueiro conquistou a vaga de titular na oitava rodada da competição. Estreou no segundo tempo do clássico contra o Santa Cruz, pela sétima rodada, e não saiu mais do time. O curioso é que, mesmo atuando numa posição um tanto quanto delicada no quesito de cartões amarelos, Baggio ainda não precisou cumprir suspensão na Série B. Fato semelhante ocorreu no Campeonato Paulista da Série A1 deste ano, quando atuava pelo Rio Branco de Americana e participou de todas as 18 partidas do certame.

Esta é uma das qualidades que vêm chamando a atenção de outras equipes para o futebol do atleta. Antes de assinar com o Sport, ele só não foi para o Mallorca, da primeira divisão do Campeonato Espanhol, por conta de problemas com a documentação. Depois disso, o Liverpool, campeão da última Copa dos Campeões da Europa, interessou-se pelo jogador, mas a proposta feita pelos britânicos foi muito abaixo da esperada. O resultado disso tudo é que Baggio vai, no mínimo, terminar a Série B atuando pelo Sport, já que tem contrato na Ilha do Retiro até o final da próxima temporada.

Agora, o jogador segue trabalhando com o restante do time para melhorar o sistema defensivo, principalmente nas bolas alçadas à área. Dos último dez gols sofridos pelos rubro-negros, seis foram de cabeça. Mas o tempo não é tão longo, pois a equipe time volta aos treinos apenas neste domingo e já enfrenta o Criciúma na próxima terça-feira, na Ilha do Retiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os leoninos necessitam de três vitórias nos últimos cinco confrontos para passar de fase.


Foto: Robert Fabisak / Folha PE