Vôlei – Sport se classsifca na Liga


Invicta, a AABB do Recife conseguiu a classificação no primeiro lugar do Grupo III da Liga Nacional de Vôlei Adulto Feminino. A vitória de ontem, sobre o Grêmio UFPB, na Ilha do Retiro, foi a quarta na primeira fase, que classificou também o Sport/Maurício de Nassau para a segunda etapa.

As bancárias, que já haviam vencido Aeroclube-PB, Faculdade Boa Viagem e Sport, bateram ontem o Grêmio paraibano por 3 sets a 2 (25/18, 22/25, 25/14, 23/25 e 15/11). Já a classificação rubro-negra veio apenas na última partida, na vitória sobre a FBV por 3 sets a 0 (25/17, 25/19 e 25/20).

Time mais guerreiro da competição, o Aeroclube de João Pessoa, equipe mais nova no torneio, ficou em terceiro lugar, com duas vitórias e duas derrotas. As paraibanas atuaram com a equipe juvenil, com apenas três atletas com mais de 20 anos. A quarta colocada foi a FBV, com uma vitória e três derrotas. Com quatro jogos perdidos – todos eles com placar apertado – o Grêmio UFPB foi o lanterna.

AABB e Sport disputarão a segunda fase (ainda sem local e data definidos) com mais quatro equipes nordestinas. O hexagonal, possivelmente no Recife, classificará dois clubes para a última etapa da Liga Nacional, que será disputada em Cuiabá, com a participação de times de todo o País. Daí sairão duas equipes para a Superliga, competição mais importante do vôlei nacional feminino.

Para a segunda fase, AABB e Sport não pretendem fazer contratações. “Precisamos fazer este time jogar”, disse o vice-presidente de esportes amadores do Sport, Aloysio Monteiro. “As meninas estavam com a cabeça em outro lugar”, acrescentou, referindo-se à levantadora Diana e à meio-de-rede Wivian, que viajam hoje para se apresentar à seleção brasileira universitária, que disputará os Jogos Mundiais (Universíade) em agosto.

Já o técnico da AABB, Ednílton Vasconcelos não vê necessidade de trazer reforços. “Na próxima fase é o mesmo grupo. Só depois vamos pensar em reforços”, disse, referindo-se à fase nacional da Liga. Ele, no entanto, terá um desfalque. A ponta Camila, maior pontuadora do time nesta fase, com 77 pontos, embarca sábado para os Estados Unidos. Ela pediu dispensa da seleção universitária para jogar pela Universidade de Illinois.

Uma das principais jogadoras da competição, a veterana Daniela Valadares, 34 anos, acredita num melhor rendimento da equipe na próxima fase. “A gente se juntou agora. Várias meninas estavam atuando pela Unicap e não houve muito tempo para treinar”, ressaltou a ponta, que foi eleita pelo próprio técnico do Sport, José Alves, como o principal destaque da competição.

Já Rogério Freire, da FBV, preferiu destacar a jogadora-revelação. Escolheu a ponta Bruna, do Aeroclube. A jogadora, que encheu os olhos da torcida pela vibração e impulsão, tem 22 anos e também joga vôlei de praia. Foi igualmente enaltecida pela adversária Daniela Valadares.