Vôlei – Sport abre grupo III da Liga

Dois jogos abrem hoje a fase eliminatória do Grupo III da Liga Nacional de Vôlei Feminino, competição que credencia os dois primeiros colocados na classificação geral para a Superliga 2005/6. Às 18h30, o Sport/Maurício de Nassau enfrenta o Aeroclube/João XXIII-PB. Completando a rodada, às 20h30, a Faculdade Boa Viagem/Shopping Boa Vista (FBV) pega o Grêmio UFPB, também da Paraíba. Ambas as partidas serão disputadas no Ginásio Milton Bivar, na Ilha do Retiro. A outra equipe pernambucana, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), folga na abertura do campeonato e só joga amanhã, contra o Aeroclube.

No último treinamento antes da estréia na competição, o técnico do Sport/M. de Nassau, José Alves, fez uma movimentação leve, reforçando mais os trabalhos de ataque e bloqueio. “O treino de ontem foi menos puxado do que o normal, com muitas interrupções para conversas,” destacou a habilidosa levantadora Diana Ferreira, um dos principais destaques da equipe de Pernambuco, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) – há duas semanas –, inclusive, sendo convocada para a seleção brasileira que irá disputar a Universíade, em agosto, na Turquia.

Fazendo a partida de fundo, a FBV aposta na força das ponteiras Lorraine Nava e Andressa Martins para vencer as paraibanas do Grêmio UFPB . A primeira, que já jogou a Liga Nacional pela equipe da Força Olímpica (DF) e foi campeã sul-americana infanto-juvenil e vice-campeã mundial juvenil pela seleção brasileira, disputa pela primeira vez uma competição por um time do Nordeste. Já Andressa, que destruiu as adversárias nos Jubs com a sua forte “canhotinha”, sendo premiada também com a convocação para a Olimpíada Mundial Universitária, espera repetir as atuações.

“O time sabe da sua capacidade e está pronto para conseguir uma das vagas para a próxima fase”, ressaltou o técnico da FBV, Rogério Freire, complementando que as jogadoras precisam esquecer o resultado dos Jubs. “Enfrentamos essa mesma equipe nos Jogos Universitários e vencemos por 3×0. Entretanto, apesar de o time deles ser o mesmo, elas vêm mais motivadas, pois estão sob comando do técnico principal, Idebaldo, que não pôde vir para os Jubs”, disse o treinador da FBV.