Sport x Vila Nova – por Lucas Fitipaldi

Em sua melhor apresentação até o momento nesta Série B, o Sport goleou o Vila Nova por 5×2, ontem à tarde, na Ilha do Retiro e agora está no G-4 – o seleto grupo dos quatro times mais bem colocados da competição. O Leão está na quarta posição com 18 pontos.


A partida de ontem veio para ratificar o bom momento que começa a viver o time rubro-negro, e para entusiasmar o torcedor ainda desconfiado, após a vitória sobre o Paulista em Jundiaí. Não que o time seja a oitava maravilha do mundo, mas é notável a evolução da equipe nas últimas rodadas da Série B. O Sport tem o melhor aproveitamento das últimas seis rodadas, com quatro vitórias, um empate e uma derrota.


No jogo de ontem, o time demonstrou desde o início que não iria dar chance ao azar, afinal, um tropeço diante do Vila Nova em plena Ilha do Retiro, após ter vencido o campeão da Copa do Brasil, fora de casa, seria um balde de água fria na cabeça do torcedor rubro-negro. Mas não foi isso o que se viu. E o jogo começou a ser ganho mesmo antes de a bola começar a rolar, ao ser anunciada nos alto-falantes do estádio a opção feita pelo treinador Zé Teodoro em escalar o time no 4-3-3, com a entrada do atacante Bibi no time titular, o que fez o torcedor vibrar como se fosse um gol no estádio.


Em campo, foi só o juiz apitar para que o Sport partisse para cima do Vila Nova, que não conseguia conter o avanço Rubro-Negro. Desde o início, o Leão dominou a partida e em nenhum momento teve sua vitória ameaçada.  Após o primeiro gol de Bibi, aos 21 minutos, o Sport que já estava bem, ficou ainda mais a vontade em campo, e em vez de recuar – como acontece várias vezes quando uma equipe abre o placar – o Rubro-Negro foi para cima do adversário com mais força ainda. Tanto que aos 24, após bela jogada de Vinícius – que por sinal fez mais uma boa apresentação e parece ter espantado de vez a má fase – saiu o segundo gol leonino, André (zagueiro do Vila Nova) marcou contra. Um minuto depois veio o clímax! Após cruzamento de Marquinhos pela esquerda, Rodriguinho acertou um belo chute de primeira e fez com que o torcedor, que ainda comemorava o segundo gol, explodisse de alegria como há tempos não se via na Ilha do Retiro – que naquele momento era o céu para os rubro-negros. O gol do Vila Nova no fim do primeiro tempo, mostrava que a partida ainda não estava ganha e colocou uma pulga atrás da orelha de Zé Teodoro, que voltou para a segunda etapa com Ramalho no lugar de Bibi, o que motivou algumas vaias por parte da torcida leonina.


O segundo tempo veio para mostrar que a tarde era mesmo rubro-negra, aos sete minutos, mais uma vez após boa jogada de Vinícius, o meia Éder, marcou de pé direito, o quarto gol. E a festa prosseguia na Ilha. O Vila Nova ainda tentou esboçar uma reação, com um gol de pênalti aos 28 minutos. Mas, o belo gol de Marquinhos a dez minutos do fim, veio para sacramentar a folia em vermelho e preto, que tomou conta do estádio.


Cinco gols, sendo dois de atacantes, Vinícius jogando bem e tendo seu nome gritado pela torcida, o time rubro-negro demonstrando vontade do início ao fim da partida, esse foi o saldo da vitória de ontem. Enfim, o Leão venceu e convenceu. Porém, o equilíbrio é a marca da Série B, e em duas ou três rodadas a maré pode virar totalmente de lado. Por isso, é bom que o Sport continue a dar seqüência na evolução que o time vem apresentando. E que consiga manter a regularidade em suas apresentações, algo que parecia tão distante, mas que, pelo que se viu ontem, parece estar chegando à Ilha do Retiro.